Matrículas Abertas: +55 (48) 3233-0785

Contato com a Natureza

Contato com a Natureza

A preservação do meio ambiente é condição necessária à sobrevivência humana e a educação ambiental é o meio mais eficaz de se formar cidadãos preocupados com o futuro, consciente da necessidade do desenvolvimento sustentável e conectados com a verdadeira beleza da terra. Dentro disto o contato com as plantas ajuda as crianças a entenderem a importância da natureza, estabelecendo relações entre o meio ambiente e suas formas de vida.

Alinhado à isto, o Maternal Baby da professora Jéssica está realizando um projeto anual relacionado à alimentação saudável, “Comer é tudo de bom”, e durante os meses de junho/julho cultivaram uma horta orgânica para que as crianças pudessem observar o crescimento das plantas e reconhecer a importância delas em nossa vida, os cuidados básicos dispensados para a sua sobrevivência, bem como a valorização e preservação do meio ambiente.

O trabalho iniciou com uma contação de história  do livro “Mas Será Que Nasceria a Macieira?” de Alê Abreu, que narra apenas por meio das imagens a passagem do tempo através do crescimento dos personagens e da modificação da paisagem. Após a história, as crianças e a professora exploraram as cores, o sabor e o cheiro da maçã, ficaram surpresos e intrigados com a semente, elemento que geralmente é tirado na hora do lanche e não é apresentado à elas. Com as sementes em mãos, observaram o tamanho, a cor e também onde ela se encontra na fruta.

Por fim, realizamos o plantio das sementes, as crianças realizaram muitas descobertas sensoriais durante a atividade, através da textura, aroma e sabores envolvidos no processo. Foi uma tarde de chuva divertida e cheia de aprendizados significativos.

Mais que formação, é transformação!

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*