Mapa tátil

Maria Luiza Casagrande Gusberti • 7º Ano – Ensino Fundamental II

O Mapa tátil foi construído para trabalhar conteúdos de geografia física, ou seja, características naturais existentes na superfície terrestre, principalmente as formas de relevo. O mapa também pode ser utilizado com adaptações, com o intuito de ensinar outros temas de geografia, tais como clima, geologia, topografia, vegetação, hidrografia, entre outros.

 

Nesse contexto, a professora Maria Luiza Gusberti, da disciplina de Geografia e o professor Thiago Cardoso, de Ciências da Natureza, elaboraram a Avaliação Criativa por meio de um projeto, onde foi proposto a construção de um mapa tátil dos Domínios Morfoclimáticos brasileiros. A proposta foi bem desenvolvida pelos alunos do 7° ano que, muito criativos, usaram materiais sensoriais para representar as características de relevo, clima, vegetação, fauna e flora do nosso país. A atividade acionou conhecimentos prévios dos estudantes, tais como, a localização de cidades e regiões conhecidas, assim aproximando o componente curricular de exemplos da vida cotidiana.

 

Através dessa atividade simples, criativa e colaborativa, é possível desenvolver diversas habilidades curriculares como a elaboração de modelos tridimensionais e perfis topográficos e de vegetação, identificação de padrões espaciais, diversidade ambiental e as transformações nas paisagens, identificação das paisagens por meio da cartografia, entre outras.

 

O mapa amplia as possibilidades de criação e associação de conteúdos, principalmente de Geografia e Ciências da Natureza. Desse modo, a participação dos estudantes na construção do material contribuiu para aumentar a motivação, o engajamento e o trabalho colaborativo.

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