Alimentação saudável – A importância das frutas na alimentação infantil

Marihá Luiza Acórdi Avilez • Infantil 3 – Educação Infantil

 

Quando falamos em incentivar as nossas crianças a comerem melhor, também é necessário um olhar atencioso para os hábitos alimentares dentro de casa. Por isso, é muito importante que a família consuma junto com as crianças os alimentos, gerando assim, exemplos positivos.

 

As frutas são ótimas aliadas na alimentação infantil e normalmente são bem aceitas pelas crianças por serem palatáveis, se tornando mais fáceis de serem introduzidas no cardápio diário. Seu consumo auxilia no desenvolvimento infantil e incluí-las no dia a dia tem muitas vantagens, elas contêm água, fibras, vitaminas, sais minerais, frutose, carboidratos, gorduras e proteínas.

 

Aqui vão algumas dicas para deixar as frutas mais atraentes para as crianças:

 

Oferecer as frutas de formas variadas;

Sempre ter elas disponíveis;

Deixar que as crianças explorem com as mãos,  se envolvendo nas etapas de preparo, seja auxiliando na lavagem, ao descascar, e até mesmo ao cortar;

Colocar frutas picadas e sortidas em palitinhos;

Acrescentar iogurte as frutas;

Preparar salada de frutas;

Fazer carinhas ou bichinhos com as frutas, explore a criatividade!

As crianças apreciam sabores, cores e formas, sabendo disso, as professoras Marihá e Sandra, promoveram uma atividade lúdica com a turma do infantil 3. E após compreenderem a importância das frutas em nossa alimentação, os estudantes puderam realizar uma deliciosa receita de salada de frutas, onde cada criança contribuiu trazendo uma fruta. A experiência foi de grande valia e as crianças se envolveram muito, tornando o aprendizado mais rico e com muito mais significado.

Confira os registro: CLIQUE AQUI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *