Personagens do Renascimento

Mauricio Santiago Assumpção • 7º Ano – Ensino Fundamental II

 

O período de transição da Idade Média para a Idade Moderna é conhecido por grandes transformações. Diversas crises – como a Peste Negra e a Grande Fome – exigiam atitudes drásticas ou mudanças na forma de pensar e compreender o mundo. Por conta disso, encontramos o momento que inicia a Idade Moderna batizado de Renascimento. O antropocentrismo (o homem no centro de tudo) começa a substituir o teocentrismo (Deus no centro de tudo) fazendo com que o pensamento crítico tome forma, e que as pessoas questionem aquilo que era estabelecido, mas sem uma justificativa – ou estudo.

 

A fé continuou forte, como podemos ver pelos personagens renascentistas, que apesar de seus estudos e de contestarem a instituição da Igreja Católica continuavam mantendo sua fé. Assim como o racionalismo – principal característica do período – desvinculava da religião a busca por novos conhecimentos. Assim, a razão se torna o foco dos grandes nomes renascentistas.

 

É diante de todo conhecimento que envolve o Renascimento, que a turma de 7° ano do Colégio Guroo recebeu a proposta do prof. Mauricio, que destaca justamente essas figuras que revolucionaram esse período, tanto na forma de pensar, quanto de agir. Diversos deles são fonte de inspiração até hoje – como Michelangelo e Da Vinci – e suas histórias devem ser sempre lembradas, assim como seus feitos. Por esse motivo, um dos destaques de nosso trabalho envolvia uma característica essencial para retratar os renascentistas: a criatividade. Além do conteúdo, os alunos trouxeram de forma criativa o personagem e/ou sua obra. O resultado foi um trabalho divertido e interessante, como podemos ver nas fotos a seguir.

Confira os registro: CLIQUE AQUI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *