Matrículas Abertas: +55 (48) 3233-0785

Cooperar e Preservar

Cooperar e Preservar

Os professores Maycon Maciel – Geografia, e Rodrigo Souza – Biologia, realizaram uma Atividade de Cooperação e Força Tarefa de ação multidisciplinar.

Em parceria com alunos do curso de Oceanografia, da UFSC, criaram um projeto de conscientização ambiental para os nossos alunos. Com o tema, “Ação antrópica e as Mudanças Climáticas”, a atividade consistiu em abordar a problemática ambiental com foco nos conjuntos naturais e suas interações.

Iniciaram analisando a ação antrópica de produção do espaço, que é a principal interferência no meio ambiente e, depois, ampliaram suas observações até as consequências ambientais relacionadas ao aquecimento global e às mudanças climáticas. Foram abordadas informações e outros conceitos dinâmicos de Geografia/Biologia, como o importante papel dos oceanos para toda Biosfera.

Os alunos debateram o importante papel dos seres humanos como atores sociais que devem disseminar a consciência ambiental. Discutiram formas de aplicar e incentivar o próximo a cuidar do planeta, garantindo o futuro das próximas gerações.

Concluíram que o colapso econômico que o mundo atravessa está agravando-se com o aumento do consumo e que os impactos urbanos e os diferentes tipos de poluição em ambientes litorâneos resultam em um grande desequilíbrio ambiental que influencia a qualidade de vida da população.

Os alunos responderam um questionário para expressar o nível de conhecimento sobre os temas abordados, os resultados computados foram classificados como satisfatórios, conforme informado pelo departamento de Geociências da UFSC, que trata da extensão dos temas ligados à educação ambiental pela instituição. Classificaram o nível de conhecimento dos alunos do Guroo sobre o assunto como ‘Muito Alto’.

Essa ação pedagógica foi importante pois desperta ainda mais a consciência sobre a responsabilidade das escolas, como espaços educativos que são, em transmitir e colocar em prática o conhecimento, conexão e preservação do meio ambiente.

Mais que formação, é transformação!

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*