Sentidos e Sensações

Sentidos e Sensações

Neste bimestre os alunos da turma do Maternal Matutino realizaram atividades e experiências muito interessantes dentro do projeto “Sentidos e Sensações”.

É constatado em pesquisas que o cérebro é capaz de recuperar imagens e sensações a partir de um estímulo dos sentidos humanos: tato, olfato, paladar, visão e audição.  Sabemos também que o estímulo aos sentidos ajuda no desenvolvimento cognitivo, linguístico, social e emocional das crianças na primeira infância.

Pensando nisso, a professora Patrícia realizou divertidas atividades sensoriais com a turma. Uma delas foi mergulhar os pés dentro de uma bacia com algodão e tinta, para sentir a temperatura, textura e forma. Com os pés mergulhados eles foram estimulados a responder para a professora o que estavam sentindo, se era gelado ou quente, macio ou duro, se tinha algum cheiro. Logo após registraram esse momento carimbando seus pés na folha de papel.

Outra atividade foi explorar as caixas surpresas, que continham materiais de diferentes formas, cheiros e texturas. Sem olhar, os alunos colocavam a mão dentro da caixa para contar o que estavam sentindo e tentar adivinhar o que era a surpresa. Dentro da primeira caixa havia gelo em cubos, na segunda arroz e na terceira  gelatina. Observamos as mais diversas reações das crianças ao mergulhar as mãos sem olhar, ao sentirem as diferentes texturas ficavam curiosos para ver o que tinha dentro da caixa.

As brincadeiras sensoriais utilizadas em sala também podem ser desenvolvidas em outros ambientes pela própria família. São muito interessantes, pois ensinam as crianças a sentirem-se mais confortáveis com o mundo que as cerca, a expressarem suas sensações e emoções e, de quebra, reforçam o vínculo afetivo entre os envolvidos.

Mais que formação, é transformação!

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*