
Um conteúdo concomitante entre as disciplinas de Artes e História é a sociedade formada no antigo Império Romano do Oriente – o Império Bizantino.
Este império, tendo como capital Constantinopla, atual cidade de Istambul, localizado em meio a rotas de comércio que ligam Ásia, África e Europa foi uma das regiões com as maiores riquezas culturais e financeiras do mundo Antigo e Medieval.
A queda da cidade de Constantinopla, que passou para as mãos do Império Otomano, sob o comando do sultão Maomé II, é considerado o evento que divide a Idade Média e a Idade Moderna, dada a importância deste Império para a história ocidental.
O mosaico é a expressão máxima da Arte Bizantina e não se destinava somente a decorar as paredes e abóbadas, servia também de fonte de instrução e guia espiritual para os fiéis, mostrando-lhes cenas da vida de Cristo, dos profetas e dos vários imperadores.
Os professores Juventino (Artes) e Guilherme “Big” (História), apropriando-se deste conteúdo, lançaram o desafio aos alunos de trabalhar releituras da Arte Bizantina.
Para a realização do trabalho de artes, após obterem o conhecimento sobre a Arte Bizantina, os alunos do 1º Ano do Ensino Médio foram reunidos em grupos que construíram releituras de mosaicos que contemplavam o assunto estudado. Usaram materiais alternativos e demonstraram grande capacidade artística e estrutural.
Para a parte da disciplina de história foi solicitada a produção de um vídeo instrucional da atividade, com foco histórico e didático, e que demonstrasse o método utilizado para a realização do trabalho.