Conexão das Literaturas

Conexão das Literaturas

Durante o ano letivo de 2021, com as turmas de 9ºs Anos, as professoras de Língua Portuguesa, Tânia e Mali, juntamente com o professor Alexandre, de Língua Inglesa,  estão trabalhando a conexão das literaturas sugeridas em aula de uma maneira interligada dos temas com esta disciplina.

Todos os alunos leram os livros paradidáticos e, em duplas ou em trios, também abordaram alguns temas na Língua Inglesa. Começamos com as cartas em garrafas, passamos pelo tema da loucura e agora falaremos sobre uma fotorreportagem.

Os livros paradidáticos que trabalhamos juntos foram: 1) Uma Garrafa no Mar de Gaza, de Valerie Zenatti; 2) A Casa Verde, de Moacir Scliar; 3) O Dia Seguinte, de Luis Eduardo Mata;

Para cada AV1 Criativa, os alunos fizeram pequenos textos em inglês, trabalhos no PowerPoint e também uma pesquisa com base na leitura e nas informações apuradas. Tivemos, na grande maioria, trabalhos incríveis, dinâmicos e criativos. Dentre todas as ideias de AV1 Criativa, o destaque foi para o amplo trabalho de pesquisa e leitura dos alunos em relação ao tema da LOUCURA (MADNESS) que estava presente no livro de Moacir Scliar. Ainda em grupos, eles produziram um PowerPoint explicando um pouco do livro e fizeram uma breve história das casas para loucos – os Sanatórios.

Percebemos o quanto a turma se  engajou e envolveu-se com a ideia de pesquisar sobre a maneira como esses locais eram e o tratamento desumano dado àquelas pessoas que não se enquadravam no perfil do ser dito normal. Além disso, também apuraram como se encontram  os sanatórios hoje em dia diante de toda a evolução da medicina e da psicologia.

É com muita honra e satisfação que sempre dizemos aos nossos alunos e colegas professores que essa parceria entre as linguagens e a interdisciplinaridade funciona muito bem, pois assim as turmas conseguem conectar o que aprendem em Língua Portuguesa e expressar na Inglesa os temas sugeridos.

Mais que formação, é transformação!

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*