Trigonometria no parquinho

Trigonometria no parquinho

     Você sabe o que é a Trigonometria? E para que ela serve? A palavra trigonometria vem do grego tri (três), gonos (ângulos), metron (medir) e têm por objetivo o cálculo das medidas dos lados e ângulos de um triângulo. É por meio do estudo da trigonometria que conseguimos calcular e determinar distâncias inacessíveis, como a altura de um prédio,  largura de um rio ou até mesmo o raio da Terra. Ela surgiu na Grécia Antiga por meio do astrônomo Hiparco, considerado por muitos historiadores como o pai da Trigonometria. Foi ele quem construiu a primeira tabela trigonométrica, a qual tornou-se fundamental no estudo da Astronomia por permitir o cálculo de distâncias inacessíveis. 

     Neste bimestre, os alunos do 9° Ano estudaram os conceitos básicos de trigonometria, tanto em um triângulo retângulo quanto em outro qualquer. E para consolidar o conhecimento adquirido, o Professor Giba levou-os até o parquinho do Colégio e propôs uma dinâmica ao grupo. O objetivo da atividade era determinar alguns ângulos presentes nos brinquedos usando os conceitos de trigonometria estudados em sala, como, por exemplo, qual é o ângulo de inclinação da escada ou qual é o ângulo entre os telhados da casinha? Após o lançamento da proposta, separados em trios, tiveram um momento para debater como seria possível realizar a atividade e, em seguida, realizaram as medições necessárias e foram para os cálculos.

     Durante a execução do trabalho, os alunos mostraram-se empenhados, comprometidos com a tarefa e todos conseguiram atingir o objetivo esperado! Antes de voltarem para a sala, foi lançada mais uma pergunta: qual é a inclinação da escada que nos leva para o primeiro andar? Alguns alunos prontamente tentaram medir a altura total da subida, mas perceberam que isso seria inviável. No entanto, sob orientação do Professor, chegaram a uma conclusão: para determinar o ângulo de inclinação de subida da escada, basta medir o comprimento e a altura de apenas um degrau. Bingo! Isso só é possível graças ao estudo da trigonometria e da semelhança entre triângulos.

     Assim como outras áreas dentro da Matemática, a trigonometria divide opiniões; existem aqueles que gostam e os que não gostam. Porém, é inquestionável a importância do seu estudo para determinar cálculos em outras áreas, como na Engenharia, Mecânica, Arquitetura, Música etc.

Mais que formação, é transformação!

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*