Teatralidade: Shakespeare, novela e escola

Teatralidade: Shakespeare, novela e escola

Sucesso nacional, O Cravo e a Rosa, novela de Walcyr Carrasco, foi inspirada na obra mundialmente conhecida, A Megera Domada, de William Shakespeare, e ambas, por sua vez, inspiraram nossos alunos a realizarem um teatro ou um videoteatro. Nem é preciso dizer que ficou encantador. 

Para motivar os alunos, a professora colocou algumas cenas da novela de Walcyr Carrasco em que Catarina e Petruchio contracenaram. Muitas risadas rolaram, e a garotada já se identificou com vários personagens. Queriam ser todos! Queriam começar a ensaiar já!

Os ensaios começaram. Falas foram sendo decoradas, figurinos pensados e cenas organizadas – até as de tapa rolaram! Os ensaios avançaram e enfim chegou o momento das apresentações, que foram compartilhadas entre as turmas do 6º Ano – matutino e vespertino. Lamentamos por vocês não poderem acompanhar as apresentações ao vivo nas nossas turmas!

Mas uma cena você pode conferir aqui!

Pedro Augusto, do 6º Ano V, fazendo os personagens Catarina e Petruchio:

Pedro Augusto - 6V

Beatriz Lima e Beatriz Nunes, do 6º Ano M:

Beatriz - 6M

Leonardo, do 6º Ano M:

Leonardo - 6M

A teatralidade na escola desenvolve várias habilidades e competências e está de acordo com a proposta da BNCC, a qual propõe que os alunos tenham contato com “texto dramático apresentado em teatro, televisão, cinema, identifiquem e percebam os sentidos decorrentes dos recursos linguísticos e semióticos que sustentam sua realização, como peça teatral, novela, filme etc”. Mais uma vez o Guroo contribui para o desenvolvimento de seus alunos.

Mais que formação, é transformação!

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*