A arte da Capoeira

A arte da Capoeira

  O projeto Capoeira 2021 teve como meta principal oportunizar aos alunos do Fundamental I de nosso colégio vivências de movimento e ritmo, além de levá-los a conhecer sobre a origem dessa arte e a que grupo cultural pertence, assim como os fatos históricos de sua criação. As atividades fizeram parte dos conteúdos pedagógicos do segundo bimestre, na sua terceira semana, e contaram com a participação dos estudantes do  1º Ano ao 5° Ano do período vespertino.

       A origem da capoeira data da época da escravidão no Brasil, em que muitos negros foram trazidos da África para cá a fim de trabalhar nos engenhos de cana-de-açúcar, nas fazendas de café, nas roças ou nas casas dos senhores. Como uma forma de luta e de resistência, durante muito tempo a atividade foi proibida. 

      A capoeira foi criada no século XVII pelo povo escravizado da etnia banto, difundiu-se por todo o Brasil e hoje é considerada um dos maiores símbolos da cultura brasileira.

      Aulas híbridas com a participação simultânea dos alunos online e presencial contaram com recursos de vídeos, os quais deram suporte na criação e no desenvolvimento da prática, com evidência para a música, coordenação motora, o conhecimento corporal, a dança e os movimentos básicos  dessa arte marcial genuinamente brasileira. 

Mais que formação, é transformação!

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*