Conhecendo as primeiras civilizações por meio da História e da Matemática

Conhecendo as primeiras civilizações por meio da História e da Matemática

O estudo das diferentes civilizações antigas é a principal característica do ensino da História no 6º Ano do Fundamental. A noção de tempo e do que pode ocorrer ao longo de uma linha que se multiplica em diversas ramificações, indicando diferentes eventos ao mesmo tempo, é uma missão difícil. Por isso, um passo é dado de cada vez. 

A História e as demais disciplinas interagem. Dessa forma, ao abordar as primeiras civilizações da região do Crescente Fértil, a disciplina de História buscou a Matemática. Ciências importantes no desenvolvimento dessas civilizações, como a engenharia e a astronomia, possuem a matemática como ferramenta de maior importância para atingir um conhecimento ou um grande feito.

A Avaliação Criativa do 2º bimestre dos professores Maurício e Gilberto buscou enfatizar a importância das diferentes disciplinas no desenvolvimento das civilizações. Assim, os alunos, além de elaborarem uma apresentação para que todos pudessem conhecer um pouco de cada povo – com destaque para História e Matemática -, também criaram uma mini maquete. A intenção envolveu uma atividade diferente, com uma pequena representação daquilo que mais chamou atenção de cada aluno. Dessa forma, os estudantes puderam, tanto aplicar o conhecimento histórico ao escolher o tema da mini maquete, quanto o matemático ao elaborá-la.

O resultado é visível pelas fotos. Com materiais simples – e principalmente recicláveis ou reutilizáveis – a visão do aluno foi materializada naquilo que escolheu representar.

Mais que formação, é transformação!

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*