Auto-conhecimento é crescimento

Auto-conhecimento é crescimento

A psicologia moderna e contemporânea conseguiu provar que nossa identidade é uma construção constante e incessante de vivências multi-fragmentadas em complexidade e intensidade. O que chamamos de personalidade é, na verdade, um padrão repetitivo de ações que decidimos realizar e que, da mesma forma com que aprendemos a andar de bicicleta ou a jogar um esporte ou falar um idioma, temos a possibilidade de transformar.

A pergunta que se segue é: “Será que conseguimos mudar algo que não conhecemos?”. Só podemos responder com o logicamente não. A partir disso, partimos para o descobrimento e reconhecimento. Esse é um caminho longo e cheio de desafios. A exposição à experiência  torna-se uma possibilidade e um convite. O que é mais inusitado do que um convite à filosofia?

Foi exatamente essa a tônica do despretensioso projeto realizado pela disciplina de Filosofia junto ao Segundo Ano do Ensino Médio. Os estudantes participaram de uma experiência de filosofia guiada, motivada por perguntas e afirmações perturbadoras, em que a simplicidade do ser se mistura com os cosmos e propõem modelos não-binários de existência, uma condição complexa e harmônica.

Por 33 minutos, os estudantes escutaram as palavras do filósofo chinês Wu Hsin em A Compreensão Absoluta. O pensador oriental representou um momento pela busca de equilíbrio e harmonia em meio a disputas por controle de domínios territoriais por diferentes senhores. Wu Hsin contribuiu para a consolidação do que se conhece como Budismo Chan, uma mistura de confucionismo, mohismo e o Daodejing. A filosofia de Wu Hsin auxilia a refletir sobre a vida e seus desenvolvimentos ininterruptos.

Escute as palavras de Wu Hsin em A Compreensão Absoluta por meio do QR Code a seguir.

“At every moment of your life you know what you need to know. 

Take it to be sufficient.” 

Wu Hsin

Mais que formação, é transformação!

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*