Projeto Bem-Estar

Projeto Bem-Estar

No ano de 2019, por iniciativa dos professores Diogo Barros, de Biologia, Eduardo de Faria, de Educação Física e Maria Amália, de Língua Portuguesa, deu-se início, nas turmas de 9ºs Anos do Centro de Ensino Guroo, o projeto Bem-Estar.

O nome do projeto tem toda relação com seus principais objetivos de promover conhecimento e conscientização para a melhoria da qualidade de vida de nossos alunos e de todos que possam aprender ao ler os trabalhos realizados por eles.

O Bem-Estar é um projeto em modelo simplificado de iniciação científica, em que os alunos podem desbravar o universo da ciência por meio das pesquisas realizadas em artigos científicos, reportagens e até mesmo por entrevistas com especialistas nas temáticas abordadas. Sua duração será por todo o ano letivo e é dividido em 4 etapas.

No 1° bimestre, os alunos escolhem seus temas e abordam conteúdos relacionados às práticas de atividades físicas, à alimentação e saúde. A partir daí, realizam pesquisas e desenvolvem um pré-projeto.

A segunda etapa ocorre no 2° bimestre, e o pré-projeto dá origem a um projeto, que pode ser de ordem prática ou de revisão bibliográfica.

A partir do projeto, no 3° bimestre, ocorre a terceira etapa, quando um artigo, aos moldes da ABNT, é escrito.

Por fim, no 4° bimestre, ocorre a defesa do projeto, e os alunos passam por uma banca composta por três professores, sendo eles Diogo e Eduardo, presentes como especialistas, e o terceiro é convidado pelos alunos, como leigo.

O projeto Bem-Estar é o primeiro contato que nossos estudantes possuem com a iniciação científica e permite-lhes ingressar no Ensino Médio com conhecimento prático acerca do desenvolvimento de trabalhos científicos, o que facilitará a sua trajetória acadêmica.

Mais que formação, é transformação!

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*