Desenhos Animados e a Segunda Guerra Mundial

Desenhos Animados e a Segunda Guerra Mundial

Durante muitos anos, os desenhos animados fizeram parte de nossas infâncias.  Seus personagens fictícios em formato “Animado” ou “História em Quadrinho” contam histórias normalmente vinculados a uma “Moral” ou ao entretenimento. O que poucos sabem é que muitos dos personagens foram utilizados, ou mesmo criados, durante as campanhas militares da Segunda Guerra Mundial, a fim de incentivar o esforço de guerra dos países aliados e a propaganda da Guerra.

Tais personagens e sua participação na Guerra foram alvo de investigação dos nossos estudantes do 9º ano na Av1 Criativa do 2º bimestre das disciplinas de Artes e História. Os alunos foram desafiados a fazer uma investigação sobre a história desses personagens, contá-la, explicar a origem (que poderia não ser relacionada à Guerra) e a sua participação.

Os levantamentos incluíram informações editoriais dos personagens no período do conflito, os eventos políticos aos quais se relacionam, a composição dos elementos da cultura pop (Pop Art) e a política do período. As informações foram entregues de maneira visual, em formato Google Presentation, dentro do Classroom, com a proposta de apresentar uma releitura do personagem. O trabalho teve um resultado bastante divertido e cumpriu com os objetivos propostos pelos professores Guilherme “Big” e Juva.

Mais que formação, é transformação!

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*