“NA RUA TEM…”

“NA RUA TEM…”

Durante o mês de maio, a turma do Infantil 4, das Professoras Fernanda Napoleão Gilioli Oliveira e Mikaella Sant’ana Oliveira, trabalhou com a temática “Na rua tem”. Os estudos começaram com um passeio pela Rua João Pio Duarte Silva, onde está localizada a nossa instituição. Com a saída, as crianças observaram as construções existentes próximas à escola, o comércio local e as sinalizações de trânsito. 

Durante as semanas seguintes, exploramos as características e funções das construções existentes no nosso bairro, os empregos gerados, a arte urbana, os cuidados necessários em nossa sociedade (limpeza, separação do lixo, reciclagem), observamos as letras nas placas, brincamos com rimas, exercitamos nossos sentidos ouvindo e refletindo sobre os sons/ruídos da cidade. Também trabalhamos as diferentes habilidades em relação à noção espacial, percepção visual, coordenação motora, lateralidade, criatividade, empatia, ao senso crítico, às representações gráficas e à autonomia.

As crianças foram convidadas a imaginar uma rua ideal para se viver e como seria uma rua dos sonhos? As respostas foram: “uma rua com casa colorida, com a família, sol e nuvens”; “uma rua com parquinho”; “uma rua com casas do lado Guroo”; “uma rua cheia de árvores”; “uma rua com bolinhas, casas de abelhas, borboletas e sol”; “uma rua com castelo”; “uma rua com balanço”; “uma rua com casa amarela na Rua Passos de Dança e perto da casa do Guilherme”.

Além de estimulá-los nas diferentes áreas,  o trabalho tinha como intuito fazer com que a criança se reconheça como sujeito social, participe e contribua com o crescimento de sua cidade, assim como perceba que tem deveres como cidadão para que ela se desenvolva harmonicamente.

Para encerrar a temática, a turma montou uma maquete para representar a rua de nossa escola e incluiu os principais pontos observados no passeio. Assim, de maneira lúdica e concreta, as crianças têm em sala uma nova ferramenta para complementar as brincadeiras. 

Mais que formação, é transformação!

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*