Conhecer para preservar

Conhecer para preservar

A grandiosidade e importância da Natureza é incontestável, porém mais do que possuir informações sobre tudo que compõe o nosso meio ambiente, é necessário educar as novas gerações para se conectarem com a consciência da preservação.

Na base deste grande ecossistema está o solo. De muita importância para todos os seres vivos, é ele que provê grande parte dos alimentos e é onde se constroem moradias, nossas e de tantos outros seres e animais, por isso sua conservação é muito importante.

O solo é o resultado de um longo processo da ação do ser humano e da própria natureza. Assim, dependendo das condições do lugar do planeta em que se encontra, sua composição pode variar.

A turma do 3º Ano EF, junto com a professora Andreia Terezinha, conheceu diferentes tipos de solo através de uma experiência realizada em sala com o objetivo de comparar e identificar suas características comuns: presença de água, areia e argila, que variam em proporção na constituição de cada um.

Os alunos puderam perceber através do manuseio e observação que alguns tipos de solo têm mais capacidade de absorver a água do que outros. Constataram, por exemplo, que o solo encontrado em um jardim forma poças com mais facilidade, porque ele é argiloso e menos permeável à água do que o solo arenoso, encontrado na praia.
A educação é, de fato, um instrumento poderoso para promover a conscientização. Nas aulas do Guroo os professores buscam unir conteúdo e prática, para que os conhecimentos teóricos sejam percebidos na rotina e possam ser aplicados na vida. Quando se trata de natureza, nossa intenção é ainda mais clara, pois é ali, em contato com a terra, que nos conectamos e aprendemos de verdade.  

Mais que formação, é transformação!

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*