Memórias e Tradições

Memórias e Tradições

Na disciplina de História, a turma do 5º Ano está estudando sobre Memórias da África, da América e da Ásia  com o objetivo de conhecer sobre os nossos antepassados, reconhecer e valorizar a cultura, bem como a sua  importância  para as nossas tradições, vidas, costumes etc.

As tradições orais fazem parte de todas as culturas do mundo. É por elas que ficamos conhecendo fatos corriqueiros que constroem a história e a identidade cultural de um povo, afinal a história não é feita somente de heróis e grandes revoluções. As tradições orais enriquecem o conhecimento popular e o deixam mais forte. Dentro da oralidade das culturas africanas, surge um termo, o griô, que, em linhas gerais, é o contador de histórias. O griô exerce um papel social importante para a preservação da memória e das tradições de determinada sociedade, contam histórias sempre acompanhadas de um instrumento musical, e narram, com riqueza de detalhes, os acontecimentos passados. Eles são considerados verdadeiras bibliotecas vivas e contam com muita emoção os feitos do seu protetor e de seus ancestrais, de maneira a louvar a memória da genealogia dos clãs.

Depois de conhecer um pouco da cultura desse povo, foi lançada a proposta da atividade: produzir uma História em Quadrinhos (HQ) sobre algo de sua vida que transmita uma situação vivida ou um ensinamento.

O resultado não poderia ser mais satisfatório. 

As HQs ficaram muito caprichadas, e com cada ensinamento!

Vale muito a pena conferir  as fotos!

Mais que formação, é transformação!

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*