Balões das Rimas

Balões das Rimas

A alfabetização é um tema que pode gerar uma certa angústia nas famílias, pois, vira e mexe, acaba surgindo aquela dúvida: meu filho vai aprender a ler e a escrever logo? Como posso ajudá-lo nesse processo? Sabemos que é possível facilitar essa aprendizagem, e é o que temos trabalhado em sala de aula com a turma do 1º Ano A, nas últimas aulas de Língua Portuguesa. De maneira lúdica e dinâmica, utilizamos a rima por meio da música, do poema e da poesia para que a criança preste atenção nos sons.  

 As rimas são consideradas ferramentas importantes no processo de alfabetização, pois ajudam as crianças a desenvolverem habilidades linguísticas iniciais e aumentam a consciência fonológica. Além disso, trabalhar com elas favorece o aumento da aquisição da linguagem e desenvolvimento de habilidades de escrita.

Além disso, essas ferramentas também contribuem com  a inserção das crianças no mundo da literatura, uma vez que pela linguagem simples e lúdica, os poemas e textos com rimas são ótimos para estimular o hábito de leitura, que assim como qualquer outro, o quanto antes for desenvolvido, fará parte mais rapidamente da rotina das nossas crianças. Outro benefício alcançado com esse recurso literário é o estímulo que proporciona ao pensamento crítico, aumento do  vocabulário e  desenvolvimento da criatividade e  imaginação dos alunos.

Sendo assim, para complementar as atividades propostas sobre o referido tema na apostila, os alunos do 1º Ano “A” brincaram em sala (e também online) com a atividade “Balões das Rimas”, em que cada criança estourava um balão e rimava uma palavra com o nome do objeto encontrado. Também jogamos o “sorvete da rima”, ouvimos músicas, quadrinhas e também histórias com textos rimados. Foi um aprendizado divertido e significativo. 

 

Seguem algumas dicas de livros:

FRANÇA, Mary; FRANÇA, Eliardo. Alfabeto dos pingos – São Paulo: Ática, 2000.

LANDO, Isa Maria. O Gato Xadrez – São Paulo: Brinque-Book, 2012.

ALLEN, Pamela. Quem afundou o barco? São Paulo: Editora Fundamento Educacional, 2010.

ROCHA, Ruth. Palavras, muitas palavras. São Paulo: Salamandra, 2013.

SÁ REGO, Karen. Palavrinha ou Palavrão. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2010.

 

Seguem dicas de músicas: 

Palavra Cantada | Rato – YouTube

Cantigas de roda:

Sapo Cururu – Clipe Música Oficial – Galinha Pintadinha DVD 2 – YouTube

Ciranda Cirandinha – DVD Galinha Pintadinha 3 – OFICIAL – YouTube

CAPELINHA DE MELÃO_FESTA JUNINA – YouTube

Mais que formação, é transformação!

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*