Matrículas Abertas: +55 (48) 3233-0785

Brincar e Aprender na Geografia

Brincar e Aprender na Geografia

Quem nunca se divertiu ao construir cidades sobre isopor, casinhas de Lego, ou mesmo explorando a criatividade com recortes de papelão? A maquete é uma forma de aprender e colocar em prática uma série de conceitos teóricos e é uma atividade divertida, ainda mais quando criança, pois nos permite explorar a criatividade através de trabalhos manuais.

Os alunos do 4º Ano, da professora Ana Carol, aprenderam brincando com as maquetes. Segundo Almeida Passani (2002) “a maquete serve de base para explorar a projeção do espaço representado. Ela é a forma material de trabalhar alguns conceitos da temática da Geografia, proporcionando a ação do indivíduo sobre o objeto e, consequentemente, interferindo na sua formação e compreensão dos conteúdos e do mundo. Dando, então, a visibilidade e a conexão entre ação do homem e espaço físico.”

Com essa perspectiva, os conteúdos de Geografia que serão aprofundados neste ano foram iniciados a partir da proposta de um trabalho prático com a turma. Com a liberdade de construir sua própria maquete, os alunos analisaram a questão espacial do ambiente em que estão inseridos, a ordem lógica da organização e realização de um planejamento próprio, podendo, de forma prática e concreta, analisar o porquê de certas ordens e aplicar conceitos que, por vezes, são subjetivos.

As maquetes apresentadas deram um show de criatividade e beleza, os alunos puderam representar seus próprios quartos e apresentá-los para a turma, uma boa oportunidade para que eles se conheçam individualmente e se reconheçam como coletivo, pois nesses momentos são ressaltados os pontos em comum de interesse da turma.

Confira algumas fotos:

 

Mais que formação, é transformação!

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*