Estudando Microorganismos

Estudando Microorganismos

Nossos estudos sobre seres microscópicos partiram da compreensão da própria palavra, organismos muito pequenos que não podem ser vistos a olho nu, sendo visíveis apenas com um microscópio. A partir daí começamos a aprofundar nossos estudos sobre a temática conhecendo um pouco mais sobre bactérias, vírus, fungos, algas e protozoários. 

Durante as aulas, as crianças trouxeram contribuições sobre os cuidados preventivos com a saúde do corpo que devem ser adotados para prevenir doenças causadas  principalmente por vírus e bactérias. Aproveitamos para dialogar sobre a importância com a alimentação e a prática de atividade física para o fortalecimento da imunidade do corpo.

Vimos que nem todos os microorganismos são prejudiciais a nossa saúde e muitos deles são fundamentais para manutenção da mesma, podendo estar presentes em eventos bastante simples como no crescimento do pão. A partir dessa constatação, partimos para experienciar como ocorre o crescimento do pão através de uma experiência bastante simples e cheia de novos aprendizados. 

Colocamos o fermento biológico que é um fungo chamado de levedura em contato com a água morna e o açúcar dentro de uma garrafa pet com um balão na ponta. Ao se “alimentarem” do açúcar as leveduras liberam gás oxigênio, o que fez a bexiga encher. esse mesmo gás, é o que faz a massa do pão crescer. Confira alguns registros.

Mais que formação, é transformação!

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*