A Conclusão do Projeto anual “Polímeros”

A Conclusão do Projeto anual “Polímeros”

No decorrer de praticamente todo o ano letivo, os alunos dos segundos anos, do Ensino Médio desenvolveram trabalhos sobre Polímeros envolvendo quase todas as disciplinas. 

O Projeto como um todo passou por 6 etapas:

  • Etapa 1) Resumo Expandido

Disciplinas envolvidas: Artes, Física, História, Redação e Química.

Cada grupo desenvolveu um resumo expandido a partir de uma das seguintes perguntas norteadoras:

  • Que impacto o uso de plásticos ocasiona no meio ambiente, no mundo contemporâneo?
  • Quais impactos são gerados pelo uso de plástico em Florianópolis?
  • Esse impacto é objeto de investigação de campanhas de educação ambiental?
  • Que iniciativas têm sido tomadas visando melhorar essa situação?
  • Como podemos identificar os diversos tipos de plásticos?
  • O que são polímeros? Qual é a sua estrutura?
  • Como ocorre a reação de polimerização?
  • Existe alguma área da Química relacionada à sustentabilidade?
  • Em qual contexto o uso dos Polímeros popularizou-se na sociedade?
  • Quais as soluções apresentadas para a troca do uso dos polímeros na sociedade?
  • Como funciona a classificação dos Polímeros?

Além disso, os alunos foram desafiados a responder a questões específicas de cada disciplina envolvida dentro de seu tema específico.

  • Etapa 2) Mapas Mentais

Disciplinas envolvidas: História e Geografia

A essência do que foi desenvolvido na Etapa 1 foi apresentada em forma de Mapas Mentais, de maneira visual e didática.

  • Etapa 3) Confecção de Bolsas

Disciplinas envolvidas: Artes, Química e Matemática

Visando a reutilização de materiais poliméricos presentes em nosso cotidiano (plásticos, papelão, tecidos jeans, entre outros) os alunos confeccionaram, individualmente, bolsas. Além de pesquisar a estrutura química dos materiais e calcular as áreas e o volume da bolsa.

  • Etapa 4) Propaganda das Bolsas

Disciplina envolvida: Artes

Utilizando as bolsas confeccionada na Etapa 3, os alunos criaram propagandas para seus produtos.

  • Etapa 5) Banner Acadêmico

Disciplinas envolvidas: História e Redação

Adaptação das Etapas 1 e 2 para o formato de um Banner Acadêmico.

  • Etapa 6) Júri Simulado

Disciplinas envolvidas: Química e Filosofia

Estudantes foram sorteados e divididos em duas equipes, uma a favor e outra contra o banimento do uso de sacolas plásticas em mercados. Outros estudantes também foram sorteados para desempenharem o papel de jurado e avaliar o debate.

Mesmo assumindo os desafios impostos pelas condições das aulas remotas, o projeto chegou ao seu fim com êxito por parte dos materiais produzidos. As discussões elaboradas, e a profundidade na argumentação dos temas por parte dos estudantes, que colocaram em teste seus conhecimentos em diferentes campos do conhecimento.

O crescimento de nossos estudantes frente às adversidades do contexto excepcional em que vivemos (pandemia), e sua capacidade de adaptação, demonstrou inteligência, senso crítico e amadurecimento, e sem dúvida se mostram preparados para encarar os desafios do Terceirão em 2021.

ANEXOS: Um pouco do que foi produzido por eles no decorrer do ano.

Júri Simulado – Vídeo argumentativo A FAVOR DO BANIMENTO do uso de sacolas plásticas (2º B)

https://www.youtube.com/watch?v=4-h4gFEOjNw&feature=youtu.be

Propaganda da Bolsa – Isabelle Goelzer (2º B)

https://www.youtube.com/watch?v=f6smY2JbTVc&feature=youtu.be

Propaganda da Bolsa – Isadora Chaves (2º B)

  • Banner Acadêmico – Ana Luiza, Barbara Scheibel, Barbara Tavora, Clarissa, Mainô, Maria Eduarda Trovati (2º B)

https://drive.google.com/file/d/1UVyUcN5-agjCzolsAtBmOo9UYTKtwDSf/view?usp=sharing

 

Outras News sobre o Projeto Polímeros:

 

  • Projeto Transdisciplinar Polímeros

 

https://www.guroo.com.br/?p=6053

 

  • Você é capaz de explicar sua pesquisa para alguém leigo, de maneira visual e didática?

 

https://www.guroo.com.br/?p=6442

 

  • A matemática na prática!

 

https://www.guroo.com.br/?p=6453

Mais que formação, é transformação!

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*