
No decorrer de praticamente todo o ano letivo, os alunos dos segundos anos, do Ensino Médio desenvolveram trabalhos sobre Polímeros envolvendo quase todas as disciplinas.
O Projeto como um todo passou por 6 etapas:
- Etapa 1) Resumo Expandido
Disciplinas envolvidas: Artes, Física, História, Redação e Química.
Cada grupo desenvolveu um resumo expandido a partir de uma das seguintes perguntas norteadoras:
- Que impacto o uso de plásticos ocasiona no meio ambiente, no mundo contemporâneo?
- Quais impactos são gerados pelo uso de plástico em Florianópolis?
- Esse impacto é objeto de investigação de campanhas de educação ambiental?
- Que iniciativas têm sido tomadas visando melhorar essa situação?
- Como podemos identificar os diversos tipos de plásticos?
- O que são polímeros? Qual é a sua estrutura?
- Como ocorre a reação de polimerização?
- Existe alguma área da Química relacionada à sustentabilidade?
- Em qual contexto o uso dos Polímeros popularizou-se na sociedade?
- Quais as soluções apresentadas para a troca do uso dos polímeros na sociedade?
- Como funciona a classificação dos Polímeros?
Além disso, os alunos foram desafiados a responder a questões específicas de cada disciplina envolvida dentro de seu tema específico.
- Etapa 2) Mapas Mentais
Disciplinas envolvidas: História e Geografia
A essência do que foi desenvolvido na Etapa 1 foi apresentada em forma de Mapas Mentais, de maneira visual e didática.
- Etapa 3) Confecção de Bolsas
Disciplinas envolvidas: Artes, Química e Matemática
Visando a reutilização de materiais poliméricos presentes em nosso cotidiano (plásticos, papelão, tecidos jeans, entre outros) os alunos confeccionaram, individualmente, bolsas. Além de pesquisar a estrutura química dos materiais e calcular as áreas e o volume da bolsa.
- Etapa 4) Propaganda das Bolsas
Disciplina envolvida: Artes
Utilizando as bolsas confeccionada na Etapa 3, os alunos criaram propagandas para seus produtos.
- Etapa 5) Banner Acadêmico
Disciplinas envolvidas: História e Redação
Adaptação das Etapas 1 e 2 para o formato de um Banner Acadêmico.
- Etapa 6) Júri Simulado
Disciplinas envolvidas: Química e Filosofia
Estudantes foram sorteados e divididos em duas equipes, uma a favor e outra contra o banimento do uso de sacolas plásticas em mercados. Outros estudantes também foram sorteados para desempenharem o papel de jurado e avaliar o debate.
Mesmo assumindo os desafios impostos pelas condições das aulas remotas, o projeto chegou ao seu fim com êxito por parte dos materiais produzidos. As discussões elaboradas, e a profundidade na argumentação dos temas por parte dos estudantes, que colocaram em teste seus conhecimentos em diferentes campos do conhecimento.
O crescimento de nossos estudantes frente às adversidades do contexto excepcional em que vivemos (pandemia), e sua capacidade de adaptação, demonstrou inteligência, senso crítico e amadurecimento, e sem dúvida se mostram preparados para encarar os desafios do Terceirão em 2021.
ANEXOS: Um pouco do que foi produzido por eles no decorrer do ano.
Júri Simulado – Vídeo argumentativo A FAVOR DO BANIMENTO do uso de sacolas plásticas (2º B)
https://www.youtube.com/watch?v=4-h4gFEOjNw&feature=youtu.be
Propaganda da Bolsa – Isabelle Goelzer (2º B)
https://www.youtube.com/watch?v=f6smY2JbTVc&feature=youtu.be
Propaganda da Bolsa – Isadora Chaves (2º B)
- Banner Acadêmico – Ana Luiza, Barbara Scheibel, Barbara Tavora, Clarissa, Mainô, Maria Eduarda Trovati (2º B)
https://drive.google.com/file/d/1UVyUcN5-agjCzolsAtBmOo9UYTKtwDSf/view?usp=sharing
Outras News sobre o Projeto Polímeros:
- Projeto Transdisciplinar Polímeros
https://www.guroo.com.br/?p=6053
- Você é capaz de explicar sua pesquisa para alguém leigo, de maneira visual e didática?
https://www.guroo.com.br/?p=6442
- A matemática na prática!