Bird Feeders

Bird Feeders

Anualmente, Programa Bilíngue desenvolve com seus alunos um projeto com base na metodologia STEM, sigla em inglês correspondente à Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Nessa abordagem transdisciplinar, a ideia é integrar saberes para que os students possam identificar situações problema, mobilizar conhecimentos, criar e testar hipóteses a fim de atingir resultados criativos que contribuam para a aprendizagem e para o meio em que estão inseridos. Essa metodologia incentiva o espírito criativo dos pequenos, canalizando energia de modo a empreender pesquisas e ter uma participação mais ativa nas realizações acadêmicas.

Em 2021, a Grade 3 recebeu a proposta de desenvolver um Bird Feeder, isto é, um comedouro para pássaros. Para iniciarmos a discussão do assunto, no início de uma aula aula solicitei que os students pegassem materiais de fácil acesso em casa: pinças, prendedores de roupas, pegadores de salada ou macarrão. O desafio era usar esses instrumentos e perceber o que seria possível coletar em casa com cada um deles. Depois da euforia inicial, eles imediatamente questionaram: Mas, teacher, o que isso tem a ver com birds? Mostrei a eles imagens de pássaros com diferentes bicos e discutimos quais deles seriam semelhantes aos instrumentos que tínhamos em mãos e o que as aves conseguiriam comer com cada tipo de bico.

Após esses processo de análise, os alunos levantaram hipóteses de cada alimento possível para cada tipo de pássaro. Para confirmar essas expectativas, realizamos uma pesquisa de modo a confirmar a relação entre tipo de bico e oalimento. Posteriormente, chegamos à parte mais prática da nossa trajetória: de que maneira esse aspecto se relaciona com os ecossistemas presentes em Florianópolis? A fim de descobrir o nosso questionamento, visitamos o site da Passarinhóloga, uma observadora de pássaros que registrou diversos pontos da ilha em língua inglesa. Assim, pudemos verificar quais aves são mais comuns em Floripa e levantar hipóteses sobre a sua alimentação.

Hoje, os pequenos estão fazendo a sua pesquisa de campo! Após construir seus Bird Feeders com material reciclado, eles observaram os pássaros da sua região e tentaram encontrar os alimentos mais adequados a eles. Atualmente, estamos produzindo um journal coletivo, mostrando o avanço diário dos students em deixar seus comedouros mais atrativos aos birds diariamente.

Confira o depoimento da aluna Alice Bernardes:

I chose to make two bird feeders one is transparent and a little smaller than the other and the other is colorful and a little bigger than the first so I chose the barbecue to put it on because I thought the birds would see it but I don’t know they haven’t seen it yet, I’ll wait for another day and then I’ll change places if they go there I chose the transparent one to try because the birds were going to see the birdseed but I still don’t know for sure.”

E também o registro dos alunos:

 

 

Mais que formação, é transformação!

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*