Projeto “Sociologia é um esporte de combate”

Projeto “Sociologia é um esporte de combate”

Durante o ano letivo de 2020, os estudantes do primeiro ano, segundos anos e terceirão do Ensino Médio, do Guroo, foram convidados a fazer sociologia pelo Prof. Leonardo Garin. O projeto teve início no primeiro bimestre e se encerrou na semana do dia 09 de novembro. Os estudantes partiram do conceito sociológico de Fato Social, moldado por Émile Durkheim, e identificaram uma força social que condiciona a vida, dentro do aspecto e circunstância em que desejavam. 

No primeiro bimestre os estudantes foram direcionados a fazer um levantamento de dados sobre a temática, visualizando possíveis problemas a serem explorados. No segundo bimestre, eles puderam detalhar com mais dados, apontando soluções para as questões. No terceiro, foram orientados a entrar em contato com autoridades responsáveis e indicar os limites das próprias proposições. E no derradeiro bimestre, partiram para a mobilização, ou seja,  tornaram pública boa parte da pesquisa, dialogando virtualmente como a população interessada e buscando contato com o serviço público, sociedade civil e comunidade virtual para informar e difundir suas pesquisas.  

As principais linhas de pesquisa desenvolvidas pelos estudantes foram: Turismo, Mobilidade Urbana, Saneamento Básico, COVID-19, Saúde (infraestrutura e sistema público), Educação, Planejamento Urbano, Segurança Pública, Serviços Públicos, Vulnerabilidade Social, Ecologia, Economia, entre outros. Os grupos se formaram livremente, mediante interesse temático, e os estudantes foram motivados a fazer atividades com estudantes de outras classes, e em alguns momentos tivemos a participação de estudantes de primeiro, segundo e terceiro ano trabalhando conjuntamente, mostrando a versatilidade, companheirismo, interesse e comprometimento com o conhecimento.   

A “Sociologia como esporte de combate” é um termo utilizado por Pierre Bourdieu para que cada um de nós possa utilizar a sociologia como instrumento de defesa contra opiniões não embasadas e desprovidas de elementos concretos. 

Se você se interessou sobre a atividade da sociologia e deseja ver o trabalho de Pierre Bourdieu em defesa dessa disciplina, te convido a assistir o documentário a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=TlbAd2hwQms

Ou aponte seu equipamento eletrônico no QR code abaixo

Seguem algumas fotos sobre o andamento do projeto, organização dos grupos no Google classroom, páginas criadas no instagram e petição pública realizada. 

https://www.nsctotal.com.br/colunistas/laine-valgas/trabalho-de-escola-desperta-alunos-para-a-solidariedade#_=_

   

Mais que formação, é transformação!

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*