Esparta X Atenas

Esparta X Atenas

Em tempos de pandemia, precisamos nos adaptar. Estamos lidando com situações diferentes. Por conta disso, um dos trabalhos mais aguardados do sexto ano na disciplina de História precisou também encontrar uma forma de acontecer. Os alunos tanto pediram, que ele apareceu! Divididos em Esparta (vermelho) e Atenas (azul) para orientar suas temáticas, a criação dos Escudos Gregos ocorreu de forma segura, criativa e o sucesso continua! Inspirados em nosso conteúdo, com uma vasta mitologia, heróis, deuses, criaturas, lugares incríveis… E claro, uma civilização surpreendente, os alunos puderam criar seus escudos. 

Ao longo das aulas, o professor apresentou a História Antiga com suas diversas civilizações, em que muitas interagiam de diversas formas. É interessante perceber que a influência causada pela interação resulta em transformações significativas, podendo partir de elementos simples, como um intercâmbio de sementes até algo mais complexo como a troca de conhecimentos que resultam em avanços tecnológicos. Isso não quer dizer que o simples e o complexo não tenham grandes impactos, pois pela troca de sementes, alimentos passaram a existir em diferentes regiões, assim como técnicas de metalurgia resultaram na criação de armas mais resistentes.

Tudo isso foi observado pelos alunos ao estudar a Grécia Antiga, fruto da união de diferentes culturas que se estabeleceram na região Ática e do Peloponeso, além das ilhas do mar Egeu. Desde a origem da cultura creto-micênica pela interação de povos diferentes, até a definição da cultura grega pelas Polis tempos depois. A mitologia, por exemplo, retrata elementos de diferentes povos da região, mas que agora se cruzam e formam algo maior, complexo e rico em cultura e religião. Os alunos estudaram mitos como do Minotauro – presente em alguns escudos – e da Medusa, com origem em diferentes momentos mas que passam suas mensagens pelas criaturas mitológicas, como a ganância do rei Minos e a questão da beleza entre Medusa e Atena.

A literatura não ficou de lado, pois a Ilíada e a Odisseia – escritas por Homero –  foram destaque nas aulas, despertando curiosidade e também se tornando tema de alguns escudos. A Guerra de Tróia é retratada na Ilíada e também deu origem à Odisseia de Odisseu, interagindo com deuses, criaturas mitológicas e diferentes regiões conhecidas pelos gregos. Até geografia entrou na questão com a análise dos mapas!

Com base em algumas semanas de estudo, os alunos perceberam até mesmo a influência da cultura grega nos tempos atuais, pela arquitetura, ciências, história, medicina, artes, filosofia. Dessa forma, o professor Maurício, orgulhosamente, apresenta o resultado de um trabalho que foi além do abordado em sala e feito nas pesquisas. Os escudos gregos do sexto ano!

Mais que formação, é transformação!

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*