Uma homenagem ao centenário de Clarice Lispector

Uma homenagem ao centenário de Clarice Lispector

Em 2020, comemora-se o centenário de vida de um dos mais importantes nomes da Literatura Brasileira: Clarice Lispector. Clarice (1920-1977) foi escritora e jornalista brasileira, de origem judia, reconhecida como uma das mais importantes escritoras do século XX. Com uma escrita

pautada pelo fluxo de consciência e uma linguagem altamente poética, a escritora põe em cheque os modelos narrativos tradicionais.

E, para aproveitar a festa, os professores Juventino, de Artes, Maria Amália, de Língua Portuguesa e Tânia, de Literatura, uniram-se! Eles convidaram a turma do 1º ano do Ensino Médio para o grande baile! Eles apresentaram a autora à turma através da leitura do livro “Crônicas para jovens: de amor e amizade” (também pedido no vestibular UFSC/2021). Após a leitura, os alunos tinham como objetivo responder ao seguinte questionamento: Quais foram os sentimentos expostos por Clarice – na escritura das crônicas – mais significativos para você?

As respostas foram dadas com a pintura de uma TELA – a pintura de uma árvore – acompanhada de uma poesia produzida pelo aluno.

E como resposta obtivemos as mais variadas sensações, seja de amor, de solidão, de morte, de medo, de vida – de alegria. As árvores desenhadas – extremamente significativas quando linkadas às respostas – mostraram-se

vivas e coloridas, outras vezes melancólicas. Mas, para aqueles que as viram como um elemento que traz vida, elas brilhavam como um céu azul num dia de sol.

O trabalho foi lindo e muito significativo para todos nós! E para assim dizer, talvez, este seja o poder do texto literário, pois ao lê-lo ampliamos horizontes e vamos cada vez mais ao longe. E, ainda mais, a literatura – neste caso – trouxe consigo o poder da pena de Lispector, que a cada “rabisco” nos toca a alma e nos abraça poeticamente.

Mais que formação, é transformação!

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*