A tecnologia na educação da disciplina de física

A tecnologia na educação da disciplina de física

A tecnologia tem avançado com grande velocidade nos vários segmentos da sociedade. A escola deve participar ativamente deste processo, portanto deve incluir recursos tecnológicos na prática de ensino.

O uso de tecnologias possibilita uma abordagem diferenciada dos conteúdos, pois propiciam a visualização de modelos físicos que não poderiam ser observados de outra forma, exceto por figuras estáticas em livros didáticos ou no quadro negro.

Especificamente, destacamos os simuladores computacionais porque eles permitem alterar com facilidade os parâmetros físicos envolvidos nas diversas situações que abordam e isto possibilita uma maior interação do estudante com o conceito estudado. Portanto, se faz necessário inovar e inserir as tecnologias disponíveis atualmente no trabalho pedagógico nas aulas de Física.

O uso de simuladores virtuais como recursos didáticos no ensino de Física pode contribuir significativamente para a aprendizagem dos conteúdos, pois age como facilitador e motivador no processo de ensino e aprendizagem.

Neste bimestre foram utilizados os simuladores virtuais do PhET Colorado na abordagem dos conteúdos de ótica geométrica no 1° ano do Ensino Médio, procurando assim promover uma abordagem dinâmica e interativa no desenvolvimento deste assunto.

Nosso principal objetivo, no uso deste modelo, foi despertar no estudante a vontade da apropriação dos conteúdos e por consequência, a aprendizagem dos conceitos físicos, trabalhando principalmente a relação com o seu mundo vivencial.

Mais que formação, é transformação!

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*