A Matemática na Avaliação Criativa

A Matemática na Avaliação Criativa

No terceiro bimestre o Colégio Guroo adotou uma proposta de avaliação diferenciada para a aplicação da nossa AV1 (Avaliação 1). Foi adotado a proposta de Aprendizagem Baseado em Projetos, também conhecida pela sigla ABP.  A ABP é uma proposta pedagógica que defende a ideia de que a aprendizagem significativa deve ser baseada na solução de problemas. E um dos pilares essenciais dessa concepção pedagógica é a integração interdisciplinar. Sendo assim, vimos diversos projetos entre os professores das disciplinas do Ensino Fundamental. Veremos aqui, com mais detalhes os projetos em que a disciplina de Matemática esteve presente.

O primeiro foi o Projeto Saúde no Isolamento Social, em parceria com as disciplinas de Ciências Naturais (Prof. Diogo) e Educação Física (Prof. Eduardo). Este projeto contemplou todas as turmas do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental. O objetivo do projeto foi a conscientização dos alunos para hábitos saudáveis em tempos de isolamento social. Mas você deve estar se perguntando, onde a Matemática entra nesse processo? Uma das etapas foi a elaboração de uma pesquisa para levantamento de dados que auxiliaria na produção do produto final. O objetivo foi mostrar na prática como funciona o estudo da estatística. A estatística é uma área da Matemática que estuda a coleta, registro, organização e análise dos dados de uma pesquisa. Os alunos, divididos em grupo, planejaram, realizaram e fizeram a interpretação dos dados por meio de relatório escrito, tabelas e gráficos com o auxílio de planilhas eletrônicas. 

O segundo projeto foi em parceria com o Prof Marcelo da disciplina de Física e foi aplicado nas turmas do 9° Ano. O tema abordado foi a Energia Elétrica. O objetivo principal foi a conscientização dos alunos para um consumo racional da energia elétrica. Além disso, durante o processo foram abordados conceitos físicos, como o que é energia elétrica, potência e como calcular o consumo diário de um aparelho. Também foram abordados conceitos de função do 1° grau, para estimar o consumo mensal de um aparelho. Para que isso fosse possível, no primeiro momento os alunos realizaram um levantamento de dados, ou seja, coletaram algumas informações necessárias, como a potência, em watts, de cada aparelho, o tempo de uso diário e a quantidade de dias que efetivamente é utilizado em relação ao mês. Depois, iniciou a segunda etapa, a organização dos dados em tabelas, para que fosse possível realizar os cálculos de consumo e a produção de gráficos. Nesta etapa, utilizamos a planilha eletrônica para auxiliar na organização de dados e para realizar os cálculos através de fórmulas construído pelos próprios alunos. Como produto final, os alunos produziram uma apresentação trazendo alguns tópicos como o que é energia elétrica, como é produzido a energia, o que são energias renováveis e não renováveis e principalmente dicas e sugestões para o consumo racional de energia.

Os alunos puderam perceber que estudar matemática não se resume apenas em contas. Foi possível, mostrar a matemática por outro ângulo, mostrando que ela está presente em todos os aspectos da nossa vida. Ou seja, muitas coisas do nosso cotidiano podem funcionar como uma aula de matemática. Para que esta experiência diferenciada e multidisciplinar ocorresse de forma eficaz, é importante ressaltar a dedicação e o interesse por parte dos alunos durante todo o processo.

 

Mais que formação, é transformação!

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*