O Café com a Lisi encerrou mais um Ciclo! 

O Café com a Lisi encerrou mais um Ciclo! 

O Café com a Lisi encerrou mais um Ciclo! 

A série de Lives que aconteceram no Instagram @colegioguroo foram conduzidas por nossa diretora Lisiê Nolasco de Souza que com todo seu entusiasmo compartilhou conhecimentos e reflexões relevantes sobre educação para as centenas de pessoas que acompanharam.

A última Live foi realizada no dia 14 de setembro e hoje trazemos para você um resumo de todos os temas que foram tratados, confira:

 

O segundo ciclo do Café com a Lisi começou com a Live #09 – Ciclos: o que a natureza nos ensina?

Esse encontro marcou oficialmente o início de um NOVO CICLO do Café com a Lisi. Uma nova temporada iniciou com a chegada da Lua Nova e, inspirada nessa energia cíclica, Lisiê nos lembrou sobre a importância de nos conectarmos com a Natureza e seus ciclos. 

Essa conexão com os ciclos naturais é uma sabedoria antiga e, especialmente nesse momento, pode ser uma excelente forma de compreender nossos processos internos, e orientar crianças e jovens a construírem uma nova consciência.

Como sempre, nossas Lives compartilham ideias de dinâmicas e vivências para inspirar educadores (da sala de aula e da sala de casa). Assista a Live completa para pegar a dica de atividade pedagógica alusiva ao tema Ciclos e que serve para você executar onde e com quem estiver!

 

Café com a Lisi – #10 – Protagonismo e Carreira

Nesse episódio Lisiê mediou um bate-papo inspirador com a psicopedagoga Lorena Sotopietra Nolasco, do Espaço Sotopi, que nos trouxe uma série de insights e dicas sobre o momento da escolha profissional. 

Compreendemos que viver intensamente é permitir que sua carreira profissional transcenda uma profissão, nesse sentido se autoconhecer é essencial, pois como disse a Lorena: “quando o talento encontra uma oportunidade, não tem como dar errado”.

A psicopedagogia apoia crianças, jovens e adultos em seu consultório e, através de ferramentas direcionadas, facilita a aprendizagem, a identificação e aprimoramento de habilidades e, nesse processo, reafirma que acima de tudo precisamos respeitar a natureza de cada indivíduo e suas potencialidades.

Ainda sobre protagonismo, Lorena diz que todo profissional é um agente transformador de suas comunidades, sendo imprescindível a motivação pelo propósito, pois ao entregar o que temos de melhor naturalmente nos diferenciamos e protagonizamos nossas próprias histórias. 

E para finalizar, Lorena reforçou que não existe prazo para começar ou terminar uma carreira profissional, compartilhou seu próprio exemplo, afinal hoje a Lorena se lança na carreira política, movida pelo mesmo propósito de quando começou, contribuir e ensinar!

Foi uma alegria receber essa profissional incrível que tanto acrescentou em nossa história e hoje segue inspirando tantas outras.

 

Café com a Lisi – #11 – Metodologias Ativas na Educação e na Vida

Seguindo a programação, nesse episódio Lisiê começou a semana nos provocando: Qual o tipo de curiosidade que te move? Diversiva, Empática ou Epistêmica?

Falar sobre metodologias ativas é falar sobre protagonismo na Educação e sabemos que estimular a curiosidade é parte essencial desse processo. Além de muitas reflexões sobre os desafios culturais que enfrentamos ao trabalhar com projetos e práticas ativas em sala de aula, Lisiê nos trouxe alguns exemplos clássico de Metodologia Ativa, como a ABP (aprendizagem baseada em problemas), a Sala de aula Invertida, os Círculos de Cultura, a Gamificação, a divisão de grupos, e também algumas ideias de como isso funciona no Online (confira o destaque indicado em nosso Instagram). 

Acima de tudo, falar sobre e praticar a Metodologia Ativa é ajudar a construir hoje a juventude autônoma e protagonista que fará diferente no futuro. Ou seja, é necessário e Urgente! 

Assista à Live completa e compartilhe nos comentários o que achou!

 

Café com a Lisi – #12 – Entrevista com prof. Eduardo

Hoje o nosso convidado especial foi o Dudu, professor de Educação Física, que conversou sobre Exercício Físico e Ensino Remoto.

O papo foi super produtivo e além de conhecer a organização prática que o professor adotou para seguir o curso da Ed. Física na nossa escola Online, tivemos aprendizados profundos e que servem para todos nós, independente de ser professor ou não.

Assista na íntegra para captar todas as reflexões que, na síntese, nos ensinaram que: fazer o que se ama é essencial para fazer qualquer coisa; se autoquestionar é o ponto de partida; estude e aprenda com os outros para ampliar o seu repertório; inclua seu aluno, planeje com base nas suas necessidades e no ambiente em que ele está; conhecimento prático é aquele que se aplica na vida, no caso da Ed. Física falamos também de saúde e consciência corporal, por exemplo; a superação virou ponto em comum entre atletas e professores; aulas gravadas são uma possibilidade de repetir o exercício mais vezes, não só durante a aula da disciplina; criatividade e coragem são fundamentais pra reconstruir qualquer projeto; não desista das suas iniciativas, siga nutrindo aquilo que acredita.

Acima de tudo o Prof. Eduardo nos ressalta a importância de se conectar com os alunos, tanto através de uma comunicação assertiva para cada faixa etária, utilizando o lúdico quando for necessário, quanto com espaços de escuta que se vinculam com a turma. E não esqueça de sempre apresentar o objetivo das atividades propostas!

Te convidamos a seguir aqui no Instagram o perfil do nosso Time de Futsal do Ens. Médio, e o perfil profissional do professor para acompanhar outros projetos realizados nessa disciplina.

 

Café com a Lisi – #13 – Propósito

Mais uma semana começou do jeito que a gente gosta… Respirando profundo, se conectando com o momento presente e refletindo sobre perguntas complexas na Live que a gente ama! Lisiê nos traz, nessa 13° Live da série, os “5 passos para viver o seu IKIGAI” e já começa nos provocando: “Por que você quer o que você quer?”

A referência vem do livro de Ken Mogi, e lá ele explica mais sobre essa palavra japonesa que significa Razão (Gai) de Viver (Iki). Citando trechos da obra e também para ampliar ainda mais o repertório da Live, também aprendemos sobre a Teoria do FLOW. Essa percepção nos indica quais atividades nos levam a vibrar nesse estado criativo onde até o tempo parece passar diferente; falamos sobre as BLUE ZONES, estudo que identifica as características dos lugares e culturas onde as pessoas vivem mais tempo; ouvimos sobre a Ilusão de Foco, que nos leva a sempre projetar a felicidade lá na meta, e não perceber a beleza do caminho; e entendemos que tudo isso diz respeito a Projeto de Vida, Inteligência Emocional, Autoconhecimento e que, como adultos, é nossa responsabilidade apoiar as crianças ao encontro com essas chaves.

Por fim, Lisi sintetizou de forma prática os 5 passos que são: Comece pequeno; Libertar-se; Harmonia e Sustentabilidade; Alegria das pequenas coisas; Aqui e Agora.

Além de todas essas reflexões, te lançamos mais quatro perguntas: O que você é bom/habilidade em fazer? O que o mundo precisa? O que você ama/prazer em fazer? O que você poderia ser pago para fazer? 

A intersecção dessas respostas também poderá dar pistas sobre qual é o seu Ikigai.

Aproveite e organize um tempo para que você possa refletir mais sobre esse tema. E compartilhe essa Live com quem mais você acredita que pode aprender algo com a gente.

 

Café com a Lisi – #14 – BioRitmo

Nesse episódio dividimos a tela para receber nosso querido professor de Biologia, Rodrigo Souza, o “Tainha”!

São doze anos de parceria e inúmeros projetos desenvolvidos para que nossos alunos expandam seus horizontes, aprendam a pensar e acessar a dimensão dos conhecimentos que são compartilhados em sala.

Nessa Live o professor nos ensinou sobre o BioRitmo, que são os ciclos fisiológicos do nosso organismo, e falou como que compreender isso pode nos ajudar a ter uma vida mais equilibrada. Acima de tudo precisamos nos conhecer e respeitar as diferentes fases e desempenhos que temos nos campos físico, intelectual e espiritual. Entender qual é a sua natureza é fundamental para, a partir daí, respeitar também a diversidade ao seu redor.

Assista a Live na íntegra para saber mais sobre o tema, entender o que aconteceu que nos distanciou dessa conexão com a natureza e o que você pode fazer HOJE para mudar essa realidade junto com a sua família ou mesmo em sala de aula.

 

Café com a Lisi – #15 – Aparece Aí (Setembro Amarelo)

Esse episódio foi muito importante! Lisiê trouxe como tema a Saúde Mental, assunto que recebe atenção durante todos os meses, mas em especial durante setembro. Os desafios desse ano são imensos e, em sala de aula, o maior deles não é dar conta do conteúdo teórico, mas sim, dar aula para os alunos ausentes, que ficam ainda mais distantes com suas câmeras fechadas. 

Percebemos que mesmo parecendo algo simples e pequeno, esse gesto impacta profundamente na saúde da equipe de professores. Por isso, na última semana lançamos duas ações específicas para a manutenção da saúde mental da nossa comunidade: com a #ApareceAí incentivamos os alunos a abrirem as câmeras durante a aula (veja o vídeo da reação dos profs no nosso Feed); e todas as Terças das 15h30-17h, teremos nosso Círculo de Acolhimento gratuito para alunos. 

Atenção FAMÍLIAS: Assista à Live completa para pegar as dicas que a Lisiê trouxe sobre como promover a saúde mental em casa.

 

Café com a Lisi – #16 – Entrevista com Prof. Juventino – Arte e Vida

Mais um dia de tela dividida e, nesse episódio a Lisiê entrevistou nosso querido professor Juventino. Com suas histórias e insights poderosos, Juva compartilhou um pouco sobre seus 24 anos de GUROO e inúmeros projetos criados, entre eles 5 exposições artísticas surpreendentes que marcaram cada edição do GUROO Transforma com genialidade e inspiração.

Conversar sobre Arte e Vida com esse grande parceiro rende muito, então confira abaixo os destaques da clássica colheita que a Lisi sempre faz:

Somos fruto do meio; “O que eu sou é o que somos.”; Qualquer que seja a sua profissão ela será bem recebida se for realizada com Amor; A arte está onde a gente menos imagina;

Ensinar Arte é ensinar a olhar, ensinar a ver aquilo que ninguém mais viu, é desenvolver a percepção e a leitura daquilo que é ou não é; enquanto as críticas limitam e bloqueiam, a Arte questiona, expande, valoriza e desbloqueia, permite a expressão e cria oportunidades; é uma forma de abordar assuntos mais próximo da realidade do jovem; provoca emoções, permite reconhecer o impacto que temos uns nos outros; arte como criação de vínculos, diálogo e aproximação; criatividade é permitir ser conhecido e se conhecer, é união, resolução de problemas, visualizar novos caminhos. Criatividade é fazer diferente e se adaptar ao diferente, é protagonismo!

E para fechar com chave de ouro, a reflexão e aprendizado que mais nos marcou depois dessa Live: NÓS ESTAMOS DO MESMO LADO.

 

Café com a Lisi – #17 – Impermanência

No último episódio do segundo ciclo do Café com a Lisi, falamos sobre Impermanência. 

Esse tema é tão profundo que podemos perceber que esteve presente nas entrelinhas de todos os episódios anteriores. Tudo muda, mudar é natural… E mesmo sabendo disso muitas vezes sofremos quando as coisas não seguem como sempre foram. 

Em tempos de tantas transformações, compreender e aceitar a natureza cambiante da vida nos permite viver com mais leveza, menos apego e a acessar todo o potencial que existe no momento presente.

E foi assim que encerramos mais um ciclo. Aceitando que as coisas tem início, meio e fim…

Foram 9 semanas consecutivas de Lives em nosso canal, esse projeto teve como objetivo compartilhar, refletir e dialogar sobre assuntos relevantes e importantes para nós. 

Com assuntos atuais sobre educação, dicas práticas e entrevistas com convidados muito especiais, o Café com a Lisi nos presenteou com um repertório de conhecimento incrível e atemporal. 

E mesmo agora que acabou você ainda pode assistir e aprender com a gente! Todas as Lives estão salvas em nosso IGTV, no Youtube e também em formato de Podcast no Spotify. Confira!

                                             

Mais que formação, é transformação!

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*