Brincando e aprendendo com 1° ano E.F.

Brincando e aprendendo com 1° ano E.F.

Através de jogos e brincadeiras, as crianças adquirem diversas experiências, interagem com outras pessoas, exercitam e melhoram sua capacidade emocional e intelectual, motora e social.

A criança ao brincar desenvolve o intelecto e coloca o conteúdo escolar em prática de forma natural, sendo os jogos e às brincadeiras excelentes recursos para facilitar e ajudar na aprendizagem.

Quando uma criança brinca ela aprende a respeitar regras, amplia seu relacionamento social, organiza seus pensamentos, aumenta a capacidade de tomada de decisão e de memória. Nesse sentido, os jogos e as brincadeiras são instrumentos pedagógicos importantes e determinantes para o desenvolvimento da criança e apoiam o seu processo de alfabetização e letramento.

No GUROO muitos projetos são desenvolvidos através do lúdico.

Na turma da prof. Patrícia do 1º ano B, foram confeccionados jogos de memória de palavras e imagens e outro com letra cursiva e de forma (caixa alta) para as crianças jogarem com as famílias. No processo de eles mesmos criarem as peças do jogo já estamos desenvolvendo a coordenação motora fina, a criatividade e ainda ganhamos com a interação familiar. As partidas do jogo em si apoiam no desenvolvimento do raciocínio e memória através da relação entre as imagens e palavras em cada peça.

O jogo de bingo de palavras e de números foi o mais pedido pela turma, com ele estimulamos a imaginação e contribuímos para a organização de pensamento, atenção e concentração dos alunos.

Além desses, também brincamos com jogos de tabuleiro de sequência numérica retirado da nossa apostila e várias brincadeiras de consciência silábica e de palavras, rimas, aliterações, discriminação de sons, atenção, memorização de palavras, jogo da forca através de aplicativos do google, entre outros.

E assim, com práticas lúdicas que estamos estudando online e colhendo resultados surpreendentes nessa turma!

Mais que formação, é transformação!

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*