O Café com a Lisi chegou a um novo ciclo!

O Café com a Lisi chegou a um novo ciclo!

O Café com a Lisi se tornou um momento de pausa e diálogo sobre as diferentes temáticas e valores que circulam pelo Guroo! É um espaço de troca de conhecimento, que conecta as pessoas da comunidade Guroo no período em que nos encontramos em nossas casas e portanto nos aproximamos pelas telas.

O primeiro ciclo de Lives no Instagram do Guroo contou com o total de 8 horas de cafés quentinhos e com muito afeto! Neste artigo, você encontrará uma apresentação de cada programa, todos feitos por Lisiê Nolasco, a diretora do Guroo.

Todas as Lives do Café com a Lisi estão gravadas no perfil do Instagram do Guroo.

Na primeira Live, Lisiê falou sobre os 3 passos para criar um círculo, já que é algo do seu cotidiano como educadora e diretora do Guroo. Para começar um círculo, então, o passo número 1 é respirar, com o objetivo de ter atenção plena no momento presente. O passo número 2 é o pertencimento, que é encontrado por meio da própria respiração e é sobre habitar o próprio corpo. O passo número 3 é a escuta ativa, que faz parte dos conceitos construídos na Comunicação Não Violenta.

Na semana anterior ao recesso escolar, o Café com a Lisi #2 reflete sobre a Comunicação e Educação. Para este vídeo, a diretora Lisiê trouxe a referência dos 4 compromissos, segundo a tradicional filosofia tolteca do livro de Don Miguel Ruiz. Os compromissos são: seja impecável com sua palavra, não leve nada para o lado pessoal, não tire conclusões e sempre dê o melhor de si.

O terceiro Café com a Lisi foi na segunda-feira de férias de inverno, e com isso, a live teve um convidado já conhecido da comunidade Guroo, o professor Pedro Sena. Neste bate-papo, a Lisi e o Pedro falaram sobre como lidar com a Saudade e outros sentimentos durante o momento de isolamento social. Os dois educadores abordaram os assuntos e deram dicas valiosas sobre escuta, empatia, confiança, autoconhecimento, rede de apoio e ciclicidade da vida.

O Café com a Lisi #4 foi Um Papo sobre produtividade, já que a live foi gravada na semana seguinte do recesso escolar. A pressão sobre a produtividade, muitas vezes causa ansiedade, o que gera bloqueios criativos. Por isso, a Lisiê traz a importância do ócio criativo, com referência a Murilo Gun. Tire um momento para assistir a live e planejar o ócio criativo!

Já no quinto Café, a Lisiê falou sobre Como ser eu mesmo e lidar com a opinião dos outros?. Um assunto trazido por uma aluna e de extrema importância para o reconhecimento do que é do que é de cada um. Neste vídeo, há 5 dicas sobre como ser você mesmo para além das opiniões externas. A adolescência é um momento em que as opiniões dos outros são muito importantes e por isso é necessário aprender a lidar com os olhares externos. O autoconhecimento é uma palavra-chave neste momento da vida e com ele, que se pode chegar ao tão falado amor próprio.

Em véspera de dia dos pais, o Café com a Lisi #6 dialogou sobre o papel dos pais na educação de crianças e adolescentes. Este vídeo traz dicas de como ser um bom exemplo para as crianças e outras pessoas com quem convivemos. O conteúdo do vídeo é inspirado no curso de Murilo Gun, chamado CRICRICRI.

A sétima temática do Café com a Lisi foi sobre Aprender a aprender. Cada um tem um ritmo para todas as atividades, e não seria diferente com a aprendizagem. Para isto, é necessário entender as formas com as quais você aprende efetivamente. Nesta live, a Lisiê falou sobre a pirâmide de William Glasser, as 5 E’s e as múltiplas inteligências de Gardner. Algumas pessoas aprendem a partir de estímulos visuais, já outras, por meio da audição. Todas as formas de aprendizagem devem ser respeitadas! Qual é a sua?

No último Café com a Lisi deste ciclo, mãe e filha dividiram a tela do Intagram do Guroo para conversarem sobre a história do Centro Educacional Guroo. A entrevistada foi com a fundadora, Judithe R. Nolasco de Souza, que falou sobre os 32 anos de trajetória de um sonho que se tornou realidade em uma das melhores escolas da cidade de Florianópolis. Assista o vídeo para ouvir sobre protagonismo, gestão, confiança e o mais importante: os sonhos!

Mais que formação, é transformação!

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*