Feira das Profissões 2020: saiba tudo o que aconteceu!

Feira das Profissões 2020: saiba tudo o que aconteceu!

O Guroo não deixou de fazer a Feira das Profissões acontecer. Mesmo com o distanciamento social, os alunos da 2ª série e do terceirão tiveram a oportunidade de dialogar com profissionais de diferentes áreas no dia de ontem, 18/08. O objetivo da Feira das Profissões foi possibilitar o encontro entre os alunos e possíveis carreiras e cursos superiores. Além disso, os alunos puderam tirar dúvidas com quem já está trilhando um caminho profissional e entender como funciona o cotidiano no trabalho.

Duas salas foram disponibilizadas, por meio da plataforma já conhecida pela comunidade Guroo, o Google Meet. Nestas salas, os alunos puderam circular, dialogar com os profissionais, questioná-los e abrir os olhares para os diversos caminhos existentes.

As palestras foram determinadas pelos alunos, quando preencheram o formulário vocacional, para assim, encontrarmos os profissionais, pelos quais os estudantes têm mais interesse em seguir. Os alunos tinham dúvidas acerca do cotidiano dentro da universidade, frustrações e felicidades na carreira dos profissionais. Além disso, mostraram preocupações quanto ao ambiente de trabalho e conciliação entre a profissão e a vida pessoal.

Com os diálogos abertos, os alunos receberam dicas preciosas de como atravessar os momentos de incerteza em relação à carreira. A internacionalista Maíra Rodrigues trouxe um pouco de tranquilidade aos estudantes, quando falou sobre reconhecer que os caminhos de cada um são diferentes. Assim, contextualizou a própria história como uma forma de enxergar seu lugar no grande ecossistema do trabalho. É importante então, reafirmar que cada passo trilhado é importante, mesmo que os resultados sejam diferentes daqueles que se esperava no início da caminhada.

A arquiteta Lais Pina deu dicas de intercâmbio, já que sua experiência no exterior trouxe a ela diversas possibilidades de trabalho e aprendizado para além do curso universitário. Para isto, indicou o site Partiu Intercambio , onde há  informações sobre bolsas de estudo no exterior, bem como dicas para as melhores formas de viajar e estudar. Além disso, a arquiteta estimulou os alunos a aprenderem a prática cotidiana de um curso superior dentro de estágios remunerados ou voluntários.

Houve palestras colaborativas entre dois palestrantes, como o caso do Maurício e Daniel das Ciências Biológicas, assim como Rafael e Adriano das Engenharias. Além disso, tivemos a oportunidade de receber profissionais de locais distantes de nossa cidade, como o caso do publicitário Glauber Alencar, de São Paulo e da cineasta Helena Sardinha, que atua entre São Paulo e Los Angeles.

A aluna Gabina Sanchez Dalotto, do Terceirão percebeu a importância deste momento e mandou seu depoimento:

“Com o fim do ensino médio, a maior dúvida que fica em nossa cabeça é ‘E agora, qual profissão seguir?’. Felizmente, mesmo com a situação que vivenciamos hoje, tivemos acesso à feira das profissões. Contar com a presença de especialistas de cada área foi um enorme auxílio e privilégio, pois é possível se informar sobre as tendências profissionais e se preparar melhor para um futuro cada vez mais próximo. As palestras foram incríveis e extremamente esclarecedoras. Até mesmo cursos que eu não tinha muita prioridade me despertaram um interesse por terem sido apresentados tão detalhadamente!”

O Guroo agradece imensamente a disponibilidade dos profissionais, que encontraram tempo nas suas agendas para conversar com os alunos, sanar suas dúvidas e dar dicas super interessantes. Sem dúvida, o evento foi um grande passo na vida dos jovens do Guroo.

Mais que formação, é transformação!

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*