Vamos aprender a letra cursiva? Por professora Elizandra Souza Cunha

Vamos aprender a letra cursiva? Por professora Elizandra Souza Cunha

O processo de alfabetização se inicia com as letras de forma, que são bem mais fáceis de serem aprendidas pelas crianças. Esse tipo de letra é formada por linhas mais simples de serem feitas, já que se utilizam de linhas retas. Como sabemos, treinar a escrita contribui significativamente para o desenvolvimento psicomotor da criança, desta forma iniciamos nosso bimestre com a apostila Uma letra, outra letra…, com as letras do tipo cursiva.  

Antes de começar as atividades da apostila os alunos exercitaram o traçado da letra em um prato com açúcar ou farinha. Realizar movimentos para desenhar as letras serve para preparar as crianças, auxiliando-as na mobilidade para segurar o lápis. Sendo assim, buscamos trabalhar primeiramente no pratinho antes de iniciar com as letras na apostila.

Uma outra atividade realizada com as crianças, envolvendo a letra cursiva, foi a escrita do seu nome e o contorno do mesmo com bolinhas de papel. Ao amassar o papel, também estamos desenvolvendo a percepção sensorial, concentração e, acima de tudo, estimulando a coordenação motora ampla e fina. Os trabalhos foram realizados com materiais que os alunos tinham em casa: papel crepom, seda e também papel higiênico. Ficaram lindos! 

E para finalizar esse primeiro momento de trabalho com a letra cursiva, cada criança fez seu jogo da memória das letras, onde os pares eram formados por letras de forma e letra cursiva. Desse modo, trabalhamos a memorização e o reconhecimento das letras. Com todas essas atividades trabalhamos o raciocínio, a coordenação motora, a organização, noções de orientação espacial e o prazer pela escrita. E vem sendo muito prazeroso e divertido!

Mais que formação, é transformação!

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*