A física no combate ao covid -19, por professor Alan dos Santos

A física no combate ao covid -19, por professor Alan dos Santos

Nas aulas de física, ministradas no Centro de ensino Guroo, os alunos do terceirão estão revisando conceitos importantes sobre o estudo do eletromagnetismo e da

ondulatória, assuntos de extrema importância no campo da física. Em época de pandemia, causada pelo covid -19, fica uma importante pergunta.

Qual a contribuição da física e das ondas eletromagnéticas neste período?

A Física tem contribuído com conhecimentos e técnicas que permitem modelar, medir e prever o comportamento dos sistemas biológicos causadores da doença. “Um exemplo dessa contribuição é que a estrutura molecular do vírus SARS-CoV-2 foi determinada através de uma análise de cristalografia por raios X e de microscopia eletrônica. Outro ponto importante é que os medicamentos e as vacinas, que podem combater a Covid-19, devem ser previamente simulados computacionalmente e, na fase de produção, investigados, usando as técnicas físicas de microscopia eletrônica,

difração e espalhamento de raios X”.

 

A física também está presente nos hospitais, que recebem os pacientes com

sintomas da Covid-19, com dificuldade respiratória. As técnicas de diagnóstico por imagem, utilizando raios X, são essenciais para a avaliação da gravidade do quadro dos pacientes. As imagens da radiografia e da tomografia computadorizada mostram a extensão das áreas afetadas pela inflamação no pulmão devido a contaminação pelo novo coronavírus.

 

Os experimentos relatados, foram realizados por diversos grupos de pesquisa, descritos na revista  Physics Today , publicada no mês de maio.(Informações obtidas pelo portal de notícias da PUCRS)

Mais que formação, é transformação!

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*