Making off: como é a preparação das aulas! Por Gilberto Sousa

Making off: como é a preparação das aulas! Por Gilberto Sousa

Com a instauração da quarentena, devido à pandemia causada pelo novo Corona Vírus, a rotina escolar sofreu grandes modificações. De repente as salas de aulas se tornaram virtuais e o convívio e interação com o próximo, diferentes. Essa nova dinâmica veio com um grande desafio para os professores, principalmente em  manter a qualidade do conteúdo ensinado. Mesmo aqueles com uma longa bagagem e experiência em sala de aula, o ensino a distância requer cuidado e atenção diferentes da modalidade presencial. 

  O Colégio Guroo encarou esse desafio de forma exemplar, tornando a carga horária em 100% digital. O que parecia ser impossível, devido ao curto tempo de adaptação, tornou-se possível com o empenho de todas as frentes da escola. Foi preciso se reinventar e repensar a estrutura e dinâmica da aula, criando uma nova rotina de preparação da aula.

Desenvolver um roteiro de aula bem estruturado para os alunos e principalmente as videoaulas foi uma alternativa para auxiliar no aprendizado.

Você, aluno, sabe como ocorrem os preparativos das aulas? Sabe o que acontece por trás das câmeras? Sou o professor Gilberto, conhecido como prof. Giba, professor de matemática e convido vocês a conhecer um pouco da minha rotina de preparação.

Desde o início minha maior preocupação foi manter a qualidade no processo de aprendizagem dos alunos. E uma das ferramentas que achei mais adequada para auxiliar neste processo foi a videoaula. Mas, por quê? Durante a aula virtual é muito comum ter oscilações no sinal da rede e consequentemente o aluno acaba saindo da sala. E isso pode acontecer durante a explicação, desta forma, acaba atrapalhando a compreensão do conteúdo. Com a videoaula, não há esse problema e, além disso, o aluno poderá acessar o vídeo quantas vezes forem necessárias.

A preparação das videoaulas exige um tempo maior do que a aula habitual, os preparativos iniciam no máximo uma semana antes da aula programada. Tudo começa com a criação dos slides de apresentação. Ele simula o quadro, então tudo tem que estar bem organizado e claro. Depois, faço a gravação da chamada de introdução, com o clássico: Na telaaaaaaaaaa! Em seguida, vem a gravação do conteúdo. E para finalizar, vem a parte da edição, uma das etapas mais demoradas. Todo este processo leva pelo menos 7 dias. Por semana, são preparados de 5 a 10 videos. Todos os vídeos são disponibilizados durante a aula e ficam disponíveis no Classroom e também no meu canal do YouTube.

E aí, gostou de conhecer um pouco sobre a preparação dessa nova rotina do ensino até chegar a você?! Tudo é pensado com muito cuidado e carinho para que neste momento conturbado, o desenvolvimento e a qualidade de aprendizado permaneçam. 

Por Gilberto Sousa Oliveira Junior, 04/08/2020.

Mais que formação, é transformação!

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*