Redação ENEM

Redação ENEM

A redação é uma das disciplinas mais importantes e criteriosas do Exame Nacional do Ensino Médio. Ela é também uma das disciplinas mais temidas pelos aluns, afinal é dela que sai a nota decisiva para participar de alguns programas educacionais do governo ou para a entrada em uma instituição de ensino superior. Ou seja, não há a menor possibilidade de não a levarmos a sério, a redação do Enem realmente merece atenção e preparação.

Além das quase 200 questões envolvendo ciências humanas, exatas e biológicas, que competem os dois dias do exame, os participantes devem refletir sobre temas de grande relevância nacional e desenvolver um texto argumentativo de forma que demonstrem domínio da língua portuguesa e suas regras gramaticais. É nessa hora que os avaliadores do exame analisam a criatividade, a capacidade de entender o tema proposto e ordenar as ideias.

QUANTO VALE A REDAÇÃO DO ENEM: ENTENDA OS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Competência 1: avalia o conhecimento do candidato sobre o domínio da língua
portuguesa, verificando se conseguiu empregar corretamente as regras gramaticais.

Competência 2: avalia se o candidato compreendeu o tema proposto da redação e se conseguiu discorrer sobre ele dentro da argumentação. Ser fiel ao tema é ser capaz de escrever sobre o caso determinado sem perder o foco do texto.

Competência 3: busca visualizar, de forma geral, a estrutura de organização que o candidato utilizou no texto. É ela que avalia o uso de conjunções para conectar frases e a forma como o candidato refletiu sobre o tema proposto.

Competência 4: é ela que avalia o ponto dos conhecimentos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Cada frase é avaliada para entender se foi inserida no local correto, terminada de forma adequada e se está relacionada ao contexto central do texto.

Competência 5: avalia se o candidato soube realizar a argumentação de forma que se respeitem os valores humanos e éticos, considerando a diversidade cultural. O candidato deve desenvolver o texto todo solucionando o problema apresentado, não restringindo povos a uma generalização, segregação ou preconceito.

SE PREPARE PARA A REDAÇÃO!

Temida por muitos candidatos, e amada por tantos outros, é na redação que os selecionadores — tanto de instituições de ensino, quanto de departamentos de recursos humanos — observam se o candidato possui competências como criatividade e capacidade de entender, ordenar e analisar os fatos.

1- Leia muito! Sites, jornais e revistas são excelentes opções.
2- Pratique! Faça pelo menos uma redação por semana.
3- Defina os argumentos.
4- Seja claro e objetivo.
5- Não repita palavras, treine alguns sinônimos.
6- Gírias, nem pensar!
7- Respeite o formato exigido.
8- Releia antes de finalizar.
9- Estude, mas não deixe de viver!

A definição do tema do Enem passa por questões sociais, políticas, culturais e econômicas atuais. Nos últimos seis anos, temas como “A persistência da violência doméstica na mulher brasileira” e “Impactos da Lei Seca” mostraram o comprometimento do Ministério da Educação e do Inep em abordar temas pertinentes e de grande relevância no cenário nacional.

Fonte: https://www.enembrasil.com.br/, cruzeirodosul.edu.br

Mais que formação, é transformação!

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*