Práticas Pedagógicas Parte 2 e Pesquisa de Satisfação

Práticas Pedagógicas Parte 2 e Pesquisa de Satisfação

GUROO ONLINE – Práticas Pedagógicas de Sucesso  Parte 2

Criar, criar e criar… Criar um novo jeito de prender a atenção do aluno. Inventar uma forma para aplicar virtualmente uma dinâmica que antes só funcionava presencialmente. Inovar na avaliação de participação do aluno em cada matéria… Podemos ver que a criatividade não pode ficar de fora do dia a dia de um Professor Guroo em tempos de isolamento.

É importante ressaltar e valorizar toda eficiência dos professores neste período, além da dedicação e amor à profissão, a coragem e a grande responsabilidade de se permitir entrar nesse turbilhão de novas possibilidades. Todos estamos abrindo novos caminhos e com compreensão e paciência vamos mais longe.

Seguindo a linha de valorização das práticas pedagógicas, como sempre queremos dividir com vocês algumas práticas desenvolvidas em aula nessas duas últimas semanas de Guroo Online!

 

ALGUMAS PRÁTICAS POR SEGMENTOS:

Infantil 4 – Professora Fernanda –  Mímica e Charlin Chaplin
A professora Fernanda trabalhou muito bem a expressão corporal com os pequenos, ela trouxe a profissão do MÍMICO para ilustrar a aula, representando ações do cotidiano,  emoções e atitudes. Também brincaram de representar algumas profissões e animais, tudo sem som! Ainda, para exemplificar, sugeriu o vídeo “O circo”, do grande artista Charlie Chaplin, que através do personagem Carlitos, se comunica sem usar as palavras e mesmo assim podemos entender tudo o que quer dizer. As crianças aprenderam que existem outras formas de se comunicar além das palavras. 

 

Bilíngue Grade 3 – Teacher Jéssica – Curta metragens premiados para focar em habilidades
A Teacher Jéssica trabalhou com curta metragens premiados no início de cada aula, o que permite focar em habilidades como interpretação textual, escuta (listening), fala (speaking) e posteriormente, a produção escrita já com questões dissertativas. Um dos vídeos preferidos da nossa turminha foi o “Selfie Cat”, quando eles analisaram a ordem dos eventos do vídeo (coerência textual) e souberam apontar detalhes dos acontecimentos por meio do Simple Present.

 

Matemática Ensino Fundamental 5° Ano – Professora Nazaré – Desenvolvendo a criatividade
Expressões numéricas: a professora lançou a proposta de um trabalho/desafio. As crianças tinham que desenvolver uma situação problema que envolvesse a criação de uma expressão numérica, registrar e gravar um vídeo explicando a resolução do desafio. 

 

Ed. Física Ensino Fundamental 7° Ano – Professor Egon – Mexendo o corpo em casa
O Professor Egon colocou a galerinha do 7º ano para se movimentar ao vivo. Nesse período de quarentena é certo que os alunos ficarão mais sedentários e para manter o corpo ativo o professor propôs exercícios para os alunos fazerem em casa sem precisar de muito espaço. O exercício físico moderado ajuda na diminuição de fatores emocionais  decorrentes do ócio, como ansiedade, irritabilidade e insônia.

 

Ciência Ensino Fundamental 8° Ano – Professor Diogo – História na ciência
Você já parou para pensar como e onde surgiu a eletricidade?
Os alunos do 8º ano tiveram acesso à essa informação na aula de ciências com o Professor Diogo. Com um percurso de aprendizagem bem elaborado, as aulas foram sobre “A história da eletricidade”.   

 

Português Ensino Fundamental 9° Ano – Professora Tânia – Paródia Pedagógica
A Professora Tânia utilizou uma paródia pedagógica para trabalhar ocorrência da crase com as turmas de 9º ano. Compreender a crase é importante, já que ela pode indicar, por exemplo, a mudança de sentido de um verbo, conforme sua regência, ou esclarecer uma ambiguidade. 

 

História Ensino Fundamental –  Professor Maurício – Uso de figurino na aula
O professor Maurício apresentou a Reforma Religiosa de maneira muito criativa, com direito a figurino e música de suspense, o professor encenou um inquisidor e apresentou para a turma de que maneira  julgavam e puniam pessoas acusadas de se desviar das normas de conduta. 

 

Química Ensino MédioProfessor Caio – Música e Simuladores Interativos
MC QuimiCaio está de volta!
Apesar da distância, o professor Caio Mendonça continuou a usar a música como ferramenta de ensino, com o já conhecido Rap das Funções Orgânicas. Os alunos, fãs dessa composição original, puderam interagir pelo chat do Google Meet.  Além da música, o professor trouxe para a turma do Terceirão a Química através de simuladores sobre gases e suas transformações. Foram trabalhadas as relações entre volume, temperatura e pressão. 

 

Matemática Ensino Médio – Professor Marcão – Um ator no ensino de matemática
Luzes, Câmera, Marcão!
O ensino da Matemática pode ser um grande desafio. É muito comum os professores da disciplina encontrarem resistência e pré-conceitos por parte dos alunos. Mas tudo isso cai por terra quando falamos do professor W Marcão. além de docente, ele também é ator! Então, toda aula de Matemática é uma oportunidade para brilhar, especialmente quando ele tem uma câmara o acompanhando. 

 

GUROO ONLINE – Pesquisa de satisfação

Sabemos da dificuldade da rotina em casa em tempos de quarentena. Horário das refeições, descanso, sono, tudo tem sido influenciado pelo confinamento, alguns pais além do trabalho home office estão tendo que acompanhar as tarefas escolares dos filhos de perto, muitas vezes, instruir nas dúvidas escolares. Tudo é muito novo, e estamos conscientes de todo o desafio que os alunos e familiares estão vivendo.  

Contamos com a ajuda de todos para aperfeiçoar ainda mais as aulas on-line e o método de ensino nesse período. Por isso fizemos uma pesquisa de satisfação para saber a percepção de quem está do outro lado da tela sobre o novo formato de aula, puderam participar da pesquisa alunos e familiares.

Na pesquisa perguntamos qual seria a percepção dos pais e alunos sobre o projeto Guroo On-line, em meio à tantos elogios maravilhosos como Organizado, dedicado e estruturado num curto espaço de tempo! Parabéns pela dedicação e resultados alcançados! Melhoras sempre existirão mas posso afirmar que, nesse primeiro momento, o Guroo tem feito um excelente trabalho.” e também “Ótimo, percebi que minha filha, diante das dificuldades que o momento nos exige, tem tido um engajamento maior e vem desenvolvendo melhor seu senso de responsabilidade, vem se dedicando mais aos estudos valorizando o empenho dos professores e da escola em se fazer presente!” também recebemos algumas críticas que da mesma forma são acolhidas e avaliadas pela direção.

Além da percepção de cada familiar, pedimos a opinião direta dos pais e alunos sobre como o projeto pode melhorar, todas as respostas foram lidas com atenção e dedicação. As opiniões foram diversas, desde pedidos para diminuir o número de atividades até mais flexibilidade nos horários das aulas. 

Segue abaixo outras perguntas da pesquisa, porém com respostas em gráficos: 

Nossa equipe agradece por cada contribuição, cada pergunta respondida e mensagem enviada é um tijolinho para a construção de um projeto Guroo On-line cada dia melhor e satisfatório para todos! Tenham a certeza que todas as respostas serão avaliadas pela direção e pelos professores.

Mais que formação, é transformação!

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*