O que é consumo consciente?

O que é consumo consciente?

Entenda como minimizar seu impacto no planeta por meio do consumo consciente

A humanidade hoje consome 30% a mais de recursos naturais do que a capacidade de renovação da Terra. Se os padrões de consumo e produção se mantiverem no atual patamar, em menos de 50 anos serão necessários duas Terras para atender nossas necessidades básicas de água, energia e alimentação. Não é preciso dizer que esta é uma que ameaçará a vida no planeta Terra, assim como da humanidade.

A melhor maneira de mudar isso é a partir das escolhas de consumo!

Todo consumo causa impacto (positivo ou negativo) na economia, nas relações sociais, na natureza e em nós mesmos. Quando se tem consciência desses impactos na hora de escolher o que comprar, de quem comprar, como usar tal produto e de como descartá-lo, o consumidor pode maximizar os impactos positivos e minimizar os negativos. Desta forma, contribuir com seu poder de escolha para assim construir um mundo melhor: isso é Consumo Consciente voltado à sustentabilidade. O consumo consciente deve ser um hábito: pequenas mudanças em nosso dia-a-dia trarão grande impacto para o nosso futuro. 

Princípios do consumo consciente:

Planeje suas compras
Não seja impulsivo!. A impulsividade é inimiga do consumo consciente. Planeje antecipadamente e, com isso, compre menos e melhor.

Avalie os impactos de seu consumo
Leve em consideração o meio ambiente e a sociedade em suas escolhas de consumo.

Consuma apenas o necessário
Reflita sobre suas reais necessidades e procure viver com menos, afinal não precisamos realmente da metade dos produtos que temos.

Reutilize produtos e embalagens
Não compre outra vez o que você pode consertar, transformar e/ou reutilizar.

Separe seu lixo
Recicle e contribua para a economia de recursos naturais, a redução da degradação ambiental e a geração de empregos.

Use crédito conscientemente
Pense bem se o que você vai comprar à crédito não pode esperar mais um pouco e esteja certo – pense sempre antes – de que poderá pagar as prestações.

Conheça e valorize as práticas de responsabilidade social das empresas
Em suas escolhas de consumo, não olhe apenas preço e qualidade do produto. Valorize as empresas em função de sua responsabilidade para com os funcionários, a sociedade e o meio ambiente.

Não compre produtos piratas ou contrabandeados
Compre sempre do comércio legalizado e, dessa forma, contribua com a geração de empregos estáveis e o combate  ao crime organizado e à violência.

Contribua para a melhoria de produtos e serviços
Adote uma postura ativa. Envie às empresas sugestões e críticas construtivas sobre seus produtos e serviços.

Divulgue o consumo consciente
Seja um militante desta causa! Sensibilize outros consumidores e dissemine informações, valores e práticas do consumo consciente. Monte grupos para mobilizar seus familiares, amigos e pessoas mais próximas.

Cobre dos políticos
Exija de partidos, candidatos e governantes propostas e ações que viabilizem e aprofundem a prática de consumo consciente.

Reflita sobre seus valores
Avalie constantemente os princípios que guiam suas escolhas e seus hábitos de consumo.

 

Fontes: Instituto Akatu e Ministério do Meio Ambiente 

Mais que formação, é transformação!

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*