GUROO ON-LINE – Práticas Pedagógica de Sucesso

GUROO ON-LINE – Práticas Pedagógica de Sucesso

E de repente a escola mudou.

No Guroo somos uma equipe de 48 professores e, assim como você em sua casa, fomos obrigados a adaptar radicalmente nossa rotina e forma de trabalhar. São muitas horas de planejamento, estruturação, alinhamento e treinamento, a fim de fazer tudo o que é necessário para seguir exercendo nossa missão de acolher, orientar e ensinar os 500 estudantes que fazem parte da nossa escola. Mais do que manter um negócio vivo, o que vive e resiste em nós é o amor pela Educação, por nossos alunos e pelo aprendizado. 

E então… ligamos nossas câmeras! Nossa comunidade escolar triplicou, passamos a ser assistidos por alunos, pais, mães, tios, primos… todos engajados como nunca antes visto na vida escolar dos seus, sejam eles pequenos ou grandes. Ao-vivo e a cores, nossa equipe assumiu o desafio de acessar o mundo virtual e entregar conteúdos pedagógicos, interagir, acolher e ensinar de diferentes formas.

Sabemos que, com duas semanas de aula virtual na prática, cada família possui uma opinião diferente. É tempo de refletir sobre os resultados, escutar as críticas e seguir melhorando, mas também é necessário VALORIZAR e celebrar o tanto que já fizemos e aprendemos até o momento.

Queremos compartilhar nossas pequenas-grandes vitórias com todos que, hoje, vivenciam a Educação por outro olhar. Queremos mantê-los informados sobre as boas práticas pedagógicas, elogiadas por tantas famílias, pelos alunos e outros colegas de profissão. 

Sabemos que as mudanças repentinas causaram grandes impactos a todos. Mas, neste momento, queremos que todas as famílias conheçam mais sobre o trabalho dos professores GUROO que, sem medir esforços, se desenvolveram profunda e intensamente para continuar ensinando seus alunos e, mesmo virtualmente, nos fazer presentes e mais unidos do que nunca.  Confira essa primeira postagem de uma série especial sobre as práticas pedagógicas que merecem ser valorizadas. 

A Direção de Ensino do GUROO criou uma estrutura base para o planejamento dos nossos professores, entre elas: 

  • Check-in e Check-Out: definimos horários específicos e flexíveis para nos conectarmos com as turmas do Infantil e Ens. Fundamental – Séries Iniciais. Esse espaço é essencial para que os alunos possam ver e escutar uns aos outros.
  • Aula Ao-Vivo: para fortalecer ainda mais o vínculo entre o professor/aluno e manter o jeito especial que cada um tem de ensinar, as aulas ao vivo permitem a participação em tempo real do estudante.
  • Percurso de Aprendizagem: o formato de aprendizagem à distância permite o acesso ao conteúdo da aula a qualquer momento. Os professores organizam uma postagem detalhada que reforça os objetivos e o tema gerador de cada aula, e registra as diferentes mídias utilizadas para enriquecer a experiência mediada.
  • Aula Gravada: destacamos os professores que exploraram a criatividade e se dedicaram fora do tempo em sala para produzir vídeos específicos para suas aulas, deixando-as mais interessantes e interativas.

CONFIRA ALGUMAS PRÁTICAS POR SEGMENTOS:

Educação Infantil

Este é o segmento de ensino que mais nos desafia. Sabemos que boa parte das famílias com filhos dessa idade conta com o tempo da criança na escola para poderem organizar suas rotinas profissionais, mas, com todos em casa, a demanda de participação dos pais aumentou. O lado positivo é que as atividades sugeridas são uma verdadeira oportunidade para o fortalecimento dos vínculos afetivos, criar memórias e participar ativamente da aprendizagem dos filhos. 

  • Infantil 05 – Brincadeira “O Coelhinho Comilão” – Prof. Cíntia e Maria Fernanda

A proposta foi construir uma brincadeira com a temática da Páscoa. O registro enviado pelas famílias nos demonstrou que, quando bem orientado, esse tempo de qualidade entre pais e filhos é um verdadeiro aprendizado para todos. Ficamos honrados em poder fazer parte desse momento entre as famílias!

  • Ed. Infantil – Aula de Música e Movimento – Prof. Jéssica

Planejando suas aulas, a prof encontrou uma boa estratégia para trabalhar sons graves (grosso) e agudos (fino) com as crianças do Infantil. Super criativa, ela mesma produziu os desenhos que ilustraram a história que contou Ao-Vivo para as crianças e, utilizando recursos disponíveis em casa, como colher de metal e potes plásticos, interagiu com as crianças e os diferentes sons. 

  • Infantil 01 – Uso criativo de filtros em vídeos – Prof. Luana

Utilizamos a tecnologia a nosso favor e exploramos a infinidade de recursos disponíveis on-line. Para chamar a atenção e interagir com os nossos alunos mais novos, de 1 ano e meio, a prof. Luana utilizou divertidos filtros do Instagram para gravar seus vídeos, como o do coelhinho, que ficou muito legal.

Bilíngue

O desafio de ensinar virtualmente os alunos mais novos duplica quando falamos do Bilíngue. Manter a interação em inglês, engajar os alunos frente à câmera e não sobrecarregar as famílias com atividades fora do seu conhecimento prévio, tem exigo de nossas Teachers muita criatividade e, além do resultado estar sendo excelente, até mesmo as famílias estão aprendendo inglês!

  • K1 – Similar and different – Teacher Bárbara 

Empenhada em gravar vídeo aulas super instrutivas, a teacher Bárbara planeja, grava, edita e até conta com a participação da família dela para produzir aulas gravadas que deixam alguns canais do Youtube no chinelo. Que orgulho!

Ensino Fundamental – Séries Iniciais

Estes alunos ainda são os nossos pequenos e, por isso, seguem uma rotina sugerida com menos tempo de exposição à tela. Para flexibilizar que as famílias acessem o ambiente virtual no melhor momento dentro de suas rotinas, todos os professores registram diariamente o Percurso de Aprendizagem do dia, com indicação dos conteúdos trabalhados e curadoria de links externos, como vídeos, por exemplo.

  • 2 Ano EF – “Ditado de Palavras” – Prof. Ana Paula

Uma boa organização no Google Sala de Aula mantém o Percurso de Aprendizagem postado como ATIVIDADE. Nessa aula em especial, cada aluno pode acessar no seu tempo o Ditado de Palavras, ouvindo os áudios gravados previamente pela professora.

Ens. Fundamental (Séries Finais) e Ensino Médio

Para atender virtualmente as série do 6o Ano até o Terceirão, contamos com a autonomia de nossos alunos que, por já possuírem conhecimento e maturidade para lidar com as ferramentas tecnológicas do GOOGLE, podem seguir as orientações da escola sem demandar tanto das famílias. Sendo assim, todas as aulas estão acontecendo no horário normal e a organização dos professores segue o padrão: Check-in, Percurso de Aprendizagem e Check-out. O diferencial é que muitos estão aproveitando que a conexão está estável para conduzir suas aula ao-vivo e gravá-las para consulta posterior de quem eventualmente não pode participar.

  • Vídeo-aulas de Matemática – Professor Gilberto

As salas de aula à distância do GUROO tem se mostrado extremamente criativas e desafiadoras. Em tempos de avaliação, vimos o professor Gilberto desenvolver vídeos explicativos orientando os alunos sobre como realizar as avaliações de Matemática.

  • Aplicativo Kahoot – Professoras Maria Luiza e Lídice

Guroo On-line não é só Google! Combinando diferentes recursos úteis, as professoras utilizaram-se da ferramenta Kahoot para revisar os conteúdos de Geografia de maneira lúdica e criativa. 

  • Educação Física em casa – Professor Eduardo

Não podemos nos esquecer da educação física!  O professor Dudu inovou as suas aulas e colocou a galerinha para se mexer na quarentena, ele utilizou vídeos autorais para explicar com muita qualidade as séries de exercícios e estimular os alunos a se exercitarem em família.

  • O Mestre das Artes – Professor Juventino

E o que falar do Juva!!?? Entre os professores mais antigos da escola e altamente conectado com as artes manuais, o Juva não teve escolha ao se render ao Google, porém inspirado em mil e uma formas possíveis de ensinar, o nosso querido professor de artes propôs uma aula prática à distância. E não é que deu certo?! Os alunos produziram fotografias utilizando o efeito fotográfico de captura de sombra e o resultado ficou sensacional. Um viva para a criatividade! 

  • Tu hablas espanhol? – Professora Ana Paula

E o que falar da Ana Paula, a recém chegada professora de Espanhol com certificado de Google Educator e, utilizando todos os recursos disponíveis no Google Form – aplicativo padrão para realização das provas no Guroo On-line – criou uma prova de Comprensión Auditiva como AV1, inserindo áudios no enunciados das questões e engajando ainda mais seus alunos na avaliação.

  • História – Orientação para rotina de estudos – Prof. Guilherme BIG 

Quem conta um conto vai além da história, nosso Prof. Big elaborou um suporte de estudo para que os alunos possam organizar melhor, e de forma mais produtiva, a rotina de estudos durante a quarentena.


Por essas e muitas outras razões, celebre e valorize os professores de seus filhos!
Nas próximas Newsletters continuaremos compartilhando mais práticas pedagógicas que são sucesso nessa quarentena!

 

Mais que formação, é transformação!

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*