Como escolher a escola adequada para os seus filhos?

Como escolher a escola adequada para os seus filhos?

Como escolher a escola adequada para os seus filhos?

A linha de ensino da escola pode interferir diretamente nas interações do dia a dia e no aprendizado de seus filhos. Portanto, é de fundamental importância que o ambiente escolar seja acolhedor, garanta bons relacionamentos e desenvolva seus alunos. Uma instituição saudável é aquela que valoriza o ser humano — seja ele aluno, pai, mãe, professor ou qualquer outro funcionário —, e mantém uma comunicação efetiva que promova trocas de conhecimento diretamente ligada à qualidade do ensino.

O Guroo separou alguns pontos essenciais para refletir na hora da matrícula:

Sintonia entre a escola e a Família

É importante ter em mente qual tipo de educação se quer para os filhos! Cada escola tem seus mecanismos de funcionamento e, claramente, sabemos que ela tem que estar de acordo com as crenças e valores que fundamentam o seu lar, pois escola e família devem caminhar juntas – para que a presença e a participação desses dois núcleos na vida do aluno estejam em sintonia. É importante sempre verificar e cobrar transparência da escola que se escolher. 

Proposta pedagógica

O próximo passo é procurar entender qual proposta pedagógica a escola oferece. Existem os mais variados modelos e vertentes educacionais, por isso é importante saber qual e a metodologia que a escola segue, e se a teoria escolhida é compatível com o que – de fato – se oferece na prática. Além de conferir como a escola se autodenomina, vale a pena conversar com o diretor e o coordenador pedagógico, para entender como se dá na prática o desenvolvimento do projeto pedagógico. 

Estar compatível com as suas necessidades e prioridades

Alguns aspectos práticos devem ser levados em consideração, dentre eles: a localização, o horário da aula, o calendário escolar, a grade curricular, a alimentação, os eventos comemorativos, dentre inúmeros detalhes outros importantes. Pode-se fazer uma lista de prioridades e ter em mente a seguinte pergunta: o que não pode faltar na escola que tanto procuro? Assim,  fica mais prática a pesquisa. É importante também fazer visitas à instituição, de preferência acompanhado(a) de seu filho, para que se perceba o ambiente, conheça o espaço e verifique se tudo está dentro das expectativas. Ressaltamos também que é importante ouvir a opinião de seu filho, isso facilitará na adaptação.

Ensinar o aluno a se desenvolver como um todo

Foi-se o tempo em que escola servia apenas como local de apreensão de conteúdo. Hoje cada vez mais novas teorias de aprendizagem têm aparecido e saber se a escola está aberta e atualizada para “o novo mundo da educação” é um ponto muito importante. Outro ponto a se analisar é: como a escola trabalha a educação socioemocional? Ou seja, de que forma a escola acredita que o aluno possa desenvolver o autoconhecimento, a resolução de conflitos, a convivência social e as competências de relacionamento. 

Integrar escola e comunidade

Uma escola que proporciona ações práticas de cidadania e se aproxima da comunidade tem mais condições para atuar no desenvolvimento integral dos alunos, oferecendo uma educação cidadã, solidária e democrática.

 

Então, depois de refletir sobre tudo isso, estão preparados para fazer essa escolha? 

Deixe nos comentários a suas dúvidas e o que achou do artigo!

Mais que formação, é transformação!

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*