Armário Coletivo GUROO 2020

Armário Coletivo GUROO 2020

“Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora a fazer um novo fim.”  

Chico Xavier 

Nosso mundo está em constante mudança. Tentamos  acompanhar a velocidade das informações que recebemos, sem saber, muitas vezes, como transformá-las em ações que nos levem a um futuro ideal, para que tenhamos um bom amanhã para nós mesmos, nossa família, amigos e para o Planeta em que vivemos.  

Embora estejamos ficando cada vez mais mais conscientes, ainda sentimos que nossas ações alteram pouco os resultados alarmantes e as consequências ambientais e sociais de uma geração industrial. Por outro lado, vemos uma geração poderosa surgindo, que tem, através do poder da conectividade, a chave para acessar praticamente todas as informações necessárias numa fração de segundos. E, claro, já percebeu que, mesmo com todos os instrumentos na palma da mão,  estamos longe de ganhar essa batalha.

Esta geração, que experiencia a todo instante um mundo de grande velocidade e alto engajamento, busca ver AGORA os resultados das mudanças, internas e externamente. Assim, fica o questionamento: o que nós podemos fazer para encorajá-los a aprender e converter informAÇÃO em transformAÇÃO  para mudar o mundo que vivem HOJE? 

Para encarar este desafio, o Guroo firmou, em 2019, parceria com o Armário Coletivo. 

Afinal… “É fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer.”  – Aristóteles –

Armário Coletivo permite viver uma nova cultura

  “Deixe aqui o que você não usa mais, mas que pode servir para outros”.  Foi com esse convite que a artesã Carina Zagonel iniciou o Armário Coletivo, uma iniciativa criativa que estimula a economia compartilhada e colaborativa. Tudo começou há quatro anos, quando ela pegou um par de tênis usado e deixou na esquina de casa, no bairro Vargem Pequena, no Norte da Ilha de SC, junto com a placa contendo os dizeres acima descritos. E para surpresa de Carina, o calçado sumiu em menos de uma hora, e outros objetos começaram a aparecer na calçada. 

Foi assim que surgiu a ideia de construir um armário, um espaço para compartilhar roupas, ferramentas, mudas de plantas, brinquedos e outros objetos com a comunidade. Hoje o Armário Coletivo é uma ação de intervenção urbana que utiliza armários para transformar espaços públicos e criar novos hábitos de consumo entre as pessoas. Eles estão instalados em diversos bairros de Florianópolis e já são 13 espalhados pela Capital Catarinense e 01 na cidade de Curitiba. Juntos, os armários coletivos recebem cerca de 480 objetos por dia, uma média de 40 itens em cada um, com grande rotatividade, e geram uma economia de cerca de R$9,8 mil por mês em cada um, tudo isso partindo da colaboração entre as pessoas. 

Desde que firmada essa parceria, o Guroo possui um lindo espaço de compartilhamento dentro da nossa escola para oportunizar que a comunidade escolar tenha acesso à abundância disponível a partir do nosso próprio ecossistema. E aí… gostou? Então acompanhe pelas nossas redes sociais mais essa novidade e venha participar com a gente também! 

Saiba mais em www.armariocoletivo.com.br  ou facebook e instagram @armariocoletivofloripa

Mais que formação, é transformação!

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*