O que você sabe sobre a BNCC?

O que você sabe sobre a BNCC?

A Base Nacional Comum Curricular é uma organização proposta pelo MEC que regulamenta as diretrizes curriculares das escolas públicas e particulares do Brasil e, em sua última reforma, traz um novo olhar para o trabalho com alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio.

O foco da BNCC é assegurar o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais para os jovens e, a partir do Ensino Fundamental, inicia um trabalho de multidisciplinaridade e integração das diferentes áreas do conhecimento.

A “nova” organização proposta e que foi muito falada nos últimos dois anos, se baseia na ideia de preparar os alunos para os desafios que enfrentamos no século e foca em 10 competências gerais, são elas:

  1. Conhecimento. Trata-se de apresentar ao aluno o repertório de conhecimentos de diversas áreas que foi construído ao longo da história e assegurar que ele se aproprie desse saber.
  2. Pensamento científico, crítico e criativo. Se concentra em como o aluno irá receber e trabalhar os conhecimentos apresentados. O desenvolvimento dessa competência valoriza a capacidade de reflexão, criação de hipóteses e soluções criativas, e incentiva a curiosidade intelectual do aluno.
  3. Repertório cultural. Garante o acesso às diversas formas de manifestação cultural locais e mundiais. Incentiva também que os alunos participem de práticas de produção cultural.
  4. Comunicação. Entende-se como o domínio do uso das diversas formas de linguagem, verbal, corporal, visual, sonora, digital, artística, matemática e científica. Sendo capaz de expressar suas ideias nos mais diversos cenários e meios.
  5. Cultura digital. Instruir os alunos para que entendam a linguagem e possam até criar tecnologias digitais e de informação. Foca na competência de serem usuários ativos com postura ética e relevante nos meios digitais, para que possam vivenciar o protagonismo na vida pessoal e coletiva.
  6. Trabalho e projeto de vida. Orientar os alunos para que conheçam a si mesmos, os outros e seu meio, para que compreendam o mundo profissional, sejam capazes de exercer sua cidadania e fazer escolhas alinhadas ao desenvolvimento de seus projetos de vida.
  7. Argumentação. Incentivar que os estudantes construam suas argumentações embasadas em dados verídicos, fatos e informações confiáveis. Capacitando-os a defender ideias, pontos de vista e opiniões, sempre considerando a ética, os direitos humanos e as responsabilidades socioambientais.
  8. Autoconhecimento e autocuidado. Possibilitar ao aluno que conheça e aprecie a si mesmo no âmbito psicológico e ambiental, que exerça a manutenção de ambos e ajudando-o a compreender e lidar com suas emoções e as dos outros.
  9. Empatia e cooperação. Desenvolver a capacidade dos alunos de conviver em grupo, trabalhar em equipe e resolver conflitos. Sempre com empatia e respeito, acolhendo e valorizando a diversidade dos indivíduos, sem nenhum preconceito. 
  10. Responsabilidade e autonomia. Preparar o aluno para que seja capaz de agir com autonomia, no âmbito pessoal e coletivo, de forma ética, determinada, resiliente, inclusiva, flexível, sustentável e solidária. 

Quem já conhece o GUROO sabe que, mesmo antes da definição da BNCC, nosso foco sempre esteve em atingir estes objetivos, pois eles seguem alinhados com a nossa missão de formar seres humanos capazes de causar as transformações necessárias para um mundo melhor. Destacamos o GUROO Transforma por ser um evento que ressalta todas essas competências de forma prática e tem como objetivo projetar esses caminhos possíveis dentro da Educação. 

Tem dúvidas ou quer compartilhar suas ideias sobre práticas e projetos pedagógicos que estejam alinhados às competências da BNCC? Venha conversar com a gente ou escreva para lisie@guroo.com.br! 🙂

 

Mais que formação, é transformação!

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*