Vida de adulto

Vida de adulto

O Material COC do Ensino Fundamental II (6 Ano)  traz questões relacionadas à cidadania e ao mundo adulto. As crianças trabalham questões relacionadas à ocupação profissional desde o final do 3º bimestre. O professor de Ciências Sociais incentivou os alunos para que aplicassem um questionário com as pessoas próximas sobre qual a satisfação profissional e os fatores que os motivavam para o trabalho.

Para a surpresa de nossos pequenos pesquisadores, o que mais motivava as pessoas entrevistadas eram os desafios e o fato de elas estarem lidando com algo prazeroso, e não apenas pela perspectiva financeira.

Após a pesquisa, organizada em paralelo ao conteúdo programático do COC, os alunos fizeram a análise dos dados, escreveram textos sobre os resultados nos diferentes períodos da História e a relacionarem com os dados da pesquisa norteados por duas questões: 1. Você acha que teria respostas similares nos vários períodos abordados na apostila? Por quê?; 2. Você considerou o trabalho feito importante para entender o cenário profissional atual?

Dando continuidade aos conteúdos, “o trabalho” tornou-se pano de fundo para as questões que envolvem a vida financeira e social no que se refere ao salário e às  leis trabalhistas. 

Portanto, o desdobramento do trabalho relaciona-se à Educação Financeira, já que os alunos são encaminhados a pesquisar sobre os gastos  familiares contínuos e os pessoais. 

Nossos pequenos do 6º Ano V têm, assim, a oportunidade de participar da vida familiar dentro da ótica dos gastos e da organização financeira, assim como de aprender na prática a lidar com os gastos.

 

Achei bastante importante temos feito essa pesquisa para sabermos a realidade do trabalhador atualmente. Normalmente vemos  nossos pais chegando em casa felizes depois de um longo dia de trabalho, pode ser totalmente oposto para eles!” 

Raphaela Costa, 6ºAno Vespertino

 

Acho que sim, nossa pesquisa é importante para se conseguir dados. Mas talvez os resultados sejam um pouco infantilizados, pois ainda somos crianças, e alguns adultos não querem mostrar a ‘realidade’ para nós.” 

Natalie Schneider de Andrade, 6ºAno Vespertino

 

Diferentemente dos outros animais, o ser humano não produz apenas por instinto, mas, ao fazê-lo, tem uma intenção específica e plena consciência dessa ação, motivo pelo qual se diz que ele organiza racionalmente o trabalho.” Marwan Muhamad Subhi Husein, 6ºAno Vespertino

Mais que formação, é transformação!

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*