Matrículas Abertas: +55 (48) 3233-0785

Como aprender Matemática?

Como aprender Matemática?

Como é a sua relação com a Matemática? De amor, ódio ou indiferente? Possivelmente, muitos vão afirmar que detestam ou já detestaram em algum momento. Independentemente se é de amor ou ódio, a Matemática é uma disciplina que exige que o estudo seja constante, ou melhor, é preciso criar uma rotina de estudo. No entanto,, essa rotina precisa ser eficaz de tal forma que você realmente aprenda o conteúdo. Mas como fazer isso? Existe alguma “fórmula mágica”? Não existe mágica, existe é esforço e vontade de superar seus desafios. Para auxiliar, darei algumas dicas:

 

1 – Praticar!!

Gosto muito da frase do Professor Pier “Aula dada, aula estudada HOJE!!”. Teve aula de matemática?! Então, ao chegar em casa, reserve um tempo para rever o conteúdo estudado. Faça um resumo dos principais conceitos, resolva um exemplo explicando cada etapa de resolução e faça exercícios, preferencialmente vários exercícios. Infelizmente somente lendo ou vendo videoaulas não é o suficiente.

 

2 – Sanar suas dúvidas.

Só tem dúvidas quem pratica! Garanto que após a explicação do conteúdo feita pelo professor, você afirma que não ficou com dúvidas. Porém, quando vai realizar o primeiro exercício, parece que, de forma repentina, tudo aquilo que você sabia simplesmente desapareceu. Por isso a importância de praticar, pois as dúvidas “surgem” quando realizamos exercícios. Sendo assim, surgiu uma dúvida, procure o seu professor e tire-a logo. É importante identificar, durante o processo de resolução, qual é a sua dificuldade, e assim ficará mais eficaz a intervenção do professor.

Aqui, no Guroo, temos monitoria de Matemática. Aproveite esse recurso! Basta comparecer no horário reservado para a sua turma. Clique no link abaixo para ver os horários disponíveis:

https://drive.google.com/file/d/1KuG4Nc4swyPWm5EaGmky0KQFbntt4cp9/view.

 

 

3 – A teoria é importante!

 

Para a prática funcionar perfeitamente, é preciso ter uma boa base teórica. Como assim? Veja um exemplo: Suponha que o enunciado (é extremamente importante ler o enunciado) peça para determinar o valor de cada ângulo interno de um triângulo da figura abaixo:

O que devemos fazer? Um recurso seria seguir texto teórico sobre triângulos e ver que existe uma propriedade garantindo que a soma dos três ângulos internos de um triângulo sempre será igual a 180°. Desta forma, ficará fácil determinar o valor do termo desconhecido.

Esse é só um exemplo de como o texto teórico pode facilitar a resolução de um problema.

Uma sugestão, crie um dicionário da Matemática. Toda vez que aprender um conceito ou um termo novo, anote num caderninho, pois sempre que for preciso você terá acesso, de forma rápida, ao conceito estudado.

 

4 – Ambiente de estudo

 

Crie um ambiente agradável e livre de distração. Celular junto ao material, infelizmente não é o recomendado. Coloque uma música para deixar um ambiente relaxante e que permita concentração total.

 

Essas são apenas algumas dicas. Gostou delas? É importante você identificar quais pontos positivos e negativos estão presentes no seu método de estudo. Desta forma, fica mais fácil melhorar aqueles negativos.

Nesta semana terá a Gincana escolar entre as turmas do 6° ao 8° Anos. Durante a semana, tivemos ensaios para a apresentação das turmas. A professora Fernanda, nossa coreógrafa, auxiliou os alunos na criação dos movimentos. Assistindo aos ensaios, percebi a grande semelhança que há com a Matemática. Cada passo foi marcado para que todos pudessem executar, de maneira adequada e  sincronizada, cada movimento, sem contar a marcação do tempo da coreografia com o da música. E para que dança fique perfeita, é preciso muita prática. Assim é o estudo da Matemática: quanto mais você resolver exercícios, melhor será o seu aprendizado.

Mais que formação, é transformação!

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*