Matrículas Abertas: +55 (48) 3233-0785

História fora da sala

História fora da sala

O estudo da História é normalmente associado a uma sala de aula cheia de alunos e livros, com um professor falando, escrevendo no quadro e mostrando vídeos. Sempre pensamos na dificuldade de se vivenciar a história, principalmente quando o conteúdo envolve temas relacionados à História Antiga, com todas suas batalhas e filosofia. Retirar os alunos de sala se torna um desafio constante pois devemos mantê-los motivados no conteúdo e mesmo assim, afastados das redes sociais para que tenhamos sucesso em nosso projeto.

O contato com a natureza e com a atividade física torna a abordagem de conteúdos que antes seriam apenas alvo de uma leitura e explicações em sala de aula em um momento divertido de descontração entre a turma, poder fazer isso com frequência transforma a proposta curricular do Ensino Médio.

Ao tratar da guerra do Peloponeso, para despertar a curiosidade do aluno, estudamos diferentes táticas empregadas pelos exércitos Grego e Espartano e as colocamos em prática em um amistoso jogo de Futebol Americano.

Embora normalmente encarado como um jogo de impacto, é um esporte que necessita de conhecimento de estratégia, conhecimento de grupo, e principalmente, de trabalho em equipe pois todos têm fundamental importância dentro da estrutura do jogo. A atividade proposta pelo professor se inspirou no jogo da bola oval mas teve regras adaptadas para evitar lesões em nossos jogadores e para melhor servir à iniciativa pedagógica. A diversão foi garantida e as risadas também.

Uma das principais perspectivas do Ensino Híbrido é transformar a vida de nossos alunos através da vivência e tecnologia na educação, e nem sempre esta tecnologia está associada a celulares, tablets, computadores. A tecnologia existe sempre que nos propomos rever e reinventar nossas práticas pedagógicas cotidianas, ser um professor criativo é planejar a favor do aprendizado e compor os conteúdos com experiências transformadoras.

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*