Matrículas Abertas: +55 (48) 3233-0785

GUROO TRANSFORMA 2019

GUROO TRANSFORMA 2019

O Guroo Transforma é um evento colaborativo e, em sua 5ª Edição, contou com o protagonismo e apoio de alunos e pais que, nomeados “Sonhadores”, construíram conosco o evento ao colaborarem com ideias, facilitarem oficinas ou apoiarem na cobertura e montagem da semana. Aos Sonhadores, deixamos aqui registrado nosso sincero agradecimento, pois é com essa colaboração que o propósito que fez com que a iniciativa nascesse lá em 2015 ganha ainda mais potencial e alcance.

 

O grande destaque do GT como projeto é a programação diferenciada que organizamos e divulgamos amplamente. Essa agenda visa exaltar as inúmeras oportunidades de aprendizado que existem no contexto escolar e que, indo além da apostila, de forma criativa e inovadora, nos direciona para um novo jeito de pensar educação e fazer ensino. 

 

A participação da nossa equipe de professores é essencial, pois, além dos projetos que são desenvolvidos durante o ano todo, as aulas especiais que foram proporcionadas durante a semana rechearam a programação e envolveram todas as séries em atividades alusivas ao tema norteador.

 

Outro fator que diferencia o evento de uma “feira de ciências” tradicional é que nossa escola se abre para a comunidade, vincula-se com novas parcerias e vai a campo conectar-se com profissionais referência na cidade que, com sua participação, agregam ainda mais valor ao movimento de inovação, que é uma parte importante da proposta e a razão de existir do Centro de Ensino Guroo. Tais parceiros também são nomeados de Sonhadores, pois acreditam nas mesmas ideias que nós e fortalecem a certeza de que esse movimento é só o começo de uma onda de transformação que, muito em breve, será inerente para qualquer escola, tornando-se essencial à formação dos adultos do futuro. 

 

Entre os parceiros e as atividades que gostaríamos de citar e agradecer, estão:

 

Diogo Mafra, da Escola de música Go Play, que participou com o Show de abertura e as três palestras sobre o impacto da música em nosso comportamento, nossas habilidades e nossos relacionamentos.

 

Diego Moreau, da editora Scrypt, que junto com Mário Barroso, aclamado tradutor de quadrinhos, apoiou o projeto “GUROO Con Heróis” com a mediação de rodas de conversa e palestras sobre Histórias em Quadrinhos. 

 

Fernanda Mendes, professora de Yoga e desenvolvimento pessoal, que trouxe para uma turma do ensino fundamental a incrível experiência da oficina “Respirarte”.

 

Nossos queridos parceiros do Armário Coletivo, com a super oficina de construção dos mosaicos que agora colorem as ruas da cidade. 

 

O auxiliar de marketing do GUROO, Enrico Hoefel, que aproximou os alunos do universo das animações e produziu um curto vídeo de stopmotion.

 

Silvia Lazzaretti, professora e escritora parceira do Guroo há dois anos, que ministrou as oficinas de Escrita e Colagem Poética Criativa, inspirou a curiosidade e incentivou a expressão de nossos alunos.

 

Gabriel Amado, psicólogo referência em Florianópolis por seu trabalho de redução de danos, que colaborou com a excelente palestra “Drogas, vamos pensar?”.

 

Laura Gelpi, musicista profissional, teve a oportunidade de abrir a mente das meninas do GUROO com uma vivência sobre Empoderamento feminino e Musicalidade.

 

A Elo Vertical, parceira do GUROO com a Tenda Avoá, levou para nossos alunos a oportunidade de despertar para o autoconhecimento com a oficina aCORdar.

 

Vinicius Rossato, educador biocêntrico, que também é parceiro desde a última edição do Guroo Transforma, ensinou-nos muito com suas vivências de Pintura com pigmentações naturais e Sustentabilidade nas nossas relações.

 

Nossa diretora Lisiê Nolasco e a sonhadora Jhessi Mari inspiraram muitas meninas a se reconectarem com seus ciclos naturais a partir da leitura do livro “A menina que virou Lua” dentro do Círculo Feminino.

 

Ainda nossa diretora Lisiê Nolasco também impactou pais e mães com o Círculo de Pais, que ensina sobre Comunicação Não-Violenta e propõe um novo olhar sobre os vínculos familiares.

 

Leonardo Guedes, educador e parceiro do Guroo em diversas atividades, proporcionou aos nossos alunos um novo olhar sobre as atividades pedagógicas por meio de sua oficina Gamificação na educação e, além disso, conectou-nos com Gustavo Fridmann e juntos facilitaram uma roda de conversa sobre Bullying.

A oficina de Papel Reciclado, também um grande sucesso, foi conduzida por Demetrius Sorgon, que reciclou dezenas de apostilas velhas e fez com que fossem transformadas em papéis lindos feitos pelos próprios alunos.

 

A maravilhosa Cacá Rhenius presenteou-nos com a vivência Gerindo o Caos e proporcionou aos participantes um novo olhar sobre os fluxos da vida.

 

O esporte também esteve presente com a oficina de Rugby conduzida pelo atleta e treinador Daniel Danielewicz.

 

E para incorporar o tema central do evento, nossa escola recebeu a super talentosa e referência nacional em sustentabilidade Nara Guichon, que conversou com nossos alunos sobre os impactos ambientais causados pela indústria da moda e chamou a atenção para as várias possibilidades que, de forma criativa, podem representar soluções para o problema. Como forma de enriquecer mais o encontro, também compartilhou sobre seus trabalhos manuais de resgate de redes de pesca industrial, e inclusive deixou um exemplar exposto, como uma forma de intervenção artística, nas escadas do prédio da escola.

 

Agora, de todas essas atividades maravilhosas que nossos parceiros proporcionaram, o que mais gostaríamos de destacar refere-se ao envolvimento dos alunos nesta edição.

 

Vitor Pereira, pai do Joaquim, presenteou-nos com duas excelentes palestras sobre Autoconhecimento.

 

E os estudantes:

Livia Pereira, aluna do 2º EM, com a oficina Salve sua apresentação.

Jazmin Ortega e Natalia Silva, alunas do 2º EM, com as oficinas Aquarela e Desenho e Atitudes sustentáveis.

Maria Luisa Uchoa, aluna do 3º EM, com a oficina de Japonês básico.

Arthur Vinicius, aluno do 6º EF, proporcionou para os colegas uma oficina de Primeiros Socorros.

Rafaela Machado Rodrigues, aluna do 3º EF, compartilhou tudo o que sabe em sua oficina de Pintura em camiseta.

Ágatha Araújo, aluna do 9º EF, encantou a todos no Show de Talentos e na oficina Danças Urbanas.

Maria Fernanda Sabino, aluna do 2º EM, idealizadora do Show de Talentos que aconteceu durante os intervalos.

Maria Antônia Silveira e Sophia Barros, alunas do 2º EM, responsáveis pelo aclamado projeto Mulheres na História.

 

Além deles, outros alunos também brilharam em suas apresentações no Show de Talentos, ação que aconteceu durante os intervalos da semana do Guroo Transforma e mostrou o quanto nossos alunos são habilidosos, criativos e que, em um espaço de abertura e confiança, sentem-se prontos para expressar para o mundo suas qualidades!

 

No sábado, dia 14, aconteceu o #OpenDay, evento que encerra o Guroo Transforma e recebe todas as famílias para a exposição especial que alunos e professores organizam. Cada turma apresentou a síntese de seus projetos que, criados com base no desafio de ser sustentável, reutilizaram muitos materiais que seriam descartados, os quais, nesse contexto, transformaram-se em obras de arte. 

 

Este é apenas um resumo do que aconteceu por aqui. Mais detalhes poderão ser assistidos no vídeo que lançaremos em breve. Desta forma, esperamos que toda a comunidade possa celebrar conosco o sucesso de mais um ano de transformação na nossa escola e que estejam conosco em 2020 para construirmos um evento ainda maior!

 

Confira AQUI algumas fotos do GUROO TRANSFORMA 2019.

Mais que formação, é transformação!

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*