Matrículas Abertas: +55 (48) 3233-0785

SEMANA DO FOLCLORE

SEMANA DO FOLCLORE

O dia do FOLCLORE é comemorado oficialmente no Brasil no dia 22 de agosto, desde o ano de 1965, por meio do Decreto de Lei nº 56.747, de 17 de agosto, aprovado pelo Congresso Nacional.

A palavra originou-se do termo inglês folklore, um neologismo criado pelo britânico William John Thoms (1803-1885), que uniu as palavras inglesas folk (que significa “povo”) e lore (que quer dizer “conhecimento”).

Entendemos por FOLCLORE as manifestações da cultura popular que caracterizam a identidade social de um povo, reproduzindo os costumes e tradições, transmitidos de geração em geração. Essa transmissão pode ocorrer por meio dos mitos, lendas, canções, danças, artesanatos, festas populares, brincadeiras, jogos etc.

A turma do Jardim I Vespertino, da Professora Fernanda, trabalhou com o tema durante as últimas semanas e encantou-se com as diferentes lendas folclóricas apresentadas, tais como: “Surgimento da noite”, “Por que os galos cantam? ”, “A Lua”, “O Milho”, “O João-de-Barro”, “Vitória Régia”, “Saci Pererê”, “Curupira”, “Boitatá”, entre outros.

Os trava-línguas e parlendas deixaram as tardes mais engraçadas e as brincadeiras como Peteca, Morto-Vivo, Passa Anel envolveram o grupo.

Para celebrar o dia, como lembrança, as crianças criaram um Boitatá, utilizando materiais recicláveis (rolinhos de papelão e restinhos de papéis coloridos). O brinquedo é interativo, a medida que as crianças sopram os papéis se movem. Com ele, as crianças se comprometeram a cuidar da nossa natureza, assim como o Boitatá faz.

Neste dia ainda, as crianças de toda a Educação Infantil receberam a ilustre visita do Saci-Pererê, que dançou com as turminhas e distribuiu pipoca.

Confira AQUI as fotos.

Mais que formação, é transformação!

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*