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Fazendo mapas! História, geografia e acessibilidade!

Fazendo mapas! História, geografia e acessibilidade!

História e Geografia são matérias que têm muitas afinidades e por vezes completam-se na ação de ensino aprendizagem dos nossos estudantes. Pensando nisso, os professores Guilherme “Big”, Maurício e Marcos Vinicíus “Cisso” tiveram uma iniciativa transdisciplinar para este bimestre, no qual a Av2 do 1º Ano do Ensino Médio foi uma associação de um geógrafo e dois historiadores (sendo um deles quase geógrafo também). 

Nosso foco foi fazer com que os estudantes aprendessem a fazer mapas de relevo, a fim de demonstrar o quanto ele é importante para a história,  além de um mapa tátil, que é utilizado por estudantes com baixa visão. 

O trabalho foi organizado na plataforma do Google ClassRoom, lugar onde as informações que normalmente não são acessadas pelos alunos foram disponibilizadas para auxiliar na produção do trabalho.

Foram oferecidos quatro mapas e a turma de dividiu em oito grupos: dois grupos para cada mapa, sendo que um foi responsável pela versão tátil; e outro, pela de relevo.

Os mapas táteis deveriam conter texturas diferentes para cada área destacada, podendo ser utilizados tecidos, papéis texturizados e outros materiais. 

Os grupos que ficaram encarregados pelas versões táteis da América Portuguesa e da América Espanhola deveriam colocar em seu mapa a divisão territorial dos povos pré colombianos.

 

Foram avaliadas a execução do trabalho e a forma como foi feita a sua produção. Os alunos demonstraram grande zelo ao fazer as atividades e atingiram resultados impressionantes.

 

Essa prática também foi válida para nosso querido aluno Cícero, que participou com seu grupo executando colagens e organizando uma área do Mapa com a ajuda de sua segunda professora, Carla, e do professor de artes, Juva.

 

Ao final do trabalho, os alunos compartilharam com os colegas as dificuldades em produzir os materiais e as possibilidades de uso para estudantes de baixa visão. As produções também auxiliaram a compreensão da geografia de locais estudados nos conteúdos de História, e isso fez com que compreendessem as peculiaridades dos povos das sociedades antigas e sua relação com a natureza. 

Mais que formação, é transformação!

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