Matrículas Abertas: +55 (48) 3233-0785

Conscientização étnica

Conscientização étnica

Ao estudar sobre a formação étnica da população brasileira, é importante ressaltar a importância, o papel e lugar (histórico e atual) das populações que construíram nossa nação. 

Dentro desse contexto, os alunos do 7º ano identificaram-se principalmente com a questão racial e, durante as aulas, manifestaram a necessidade de falar sobre o feminismo. Para melhor entender, desenvolver um olhar empático, compartilhar experiências e respeitar o lugar de fala da etnia que representa cerca de 13% da população do estado, convidamos Fernanda Dornelles Martins, Coordenadora do Setor de Planejamento da Adm. Regional do Senac SC, mestranda em Métodos e Gestão em Avaliação MGA-UFSC, especializada em Gestão Estratégica de Pessoas, organizadora do Startup Weekend de Impacto Social, co-fundadora do projeto social Morro do Silício, membro da sociedade civil participante de atividades de Ações Afirmativas e Políticas Públicas do município, para compartilhar seus conhecimentos e vivências como brasileira, mulher e negra.

Os alunos estavam à vontade e ficaram livres para dialogar com a convidada sobre suas dúvidas, curiosidades e também compartilhar suas angústias e experiências. Dessa forma, puderam, em sua pouca idade, aprender sobre a construção e o histórico da luta negra e feminina, além de esclarecer alguns conceitos, como lugar de fala, racismo estrutural, desconstrução, machismo/feminismo, estereótipos feminino/masculino.

Foi um momento lindo de escuta e apoio, o qual promoveu os laços mais profundos entre os colegas e fortaleceu a autoestima de meninos e meninas que vivem o início da adolescência, um período marcado por múltiplos sentimentos e questionamentos pessoais e sociais.

 

Mais que formação, é transformação!

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*