Matrículas Abertas: +55 (48) 3233-0785
Comcap

O lixo é um sério problema urbano visto que, ao mesmo tempo que é presente, é também invisível na nossa rotina, isso porque não temos vínculo com o lixo que produzimos (e produzimos muito lixo) e nos livramos dele magicamente quando depositamos todo e qualquer resíduo num saco plástico e despachamos do lado de fora de nossas casas, sem nos preocupar com o que acontece depois.

Por isso, acreditamos que uma das formas mais importante e viáveis de se preservar o meio ambiente é reciclar, entender que nossas atitudes diárias impactam profundamente num sistema que tenta organizar o fim adequado de tudo aquilo que não pode ser mais aproveitado, mas que precisa – e muito – da nossa ajuda.

IMG_7416Além de reduzir o desperdício, é importante entender que o lixo também pode ser reutilizado. São várias as possibilidades de reciclagem e abordar essa temática dentro da escola é muito interessante, pois a perspectiva dos alunos se transforma ao perceberam os possíveis fins para aquilo que, acreditavam, estava acabado.

 Quanto mais o ser humano reciclar e reutilizar seu lixo, teremos menos resíduos acumulados em ruas, rios e lagos. Essa foi a conclusão das turmas do 2º Ano do Ensino Fundamental sobre a saída à campo na COMCAP, lá eles aprenderam que “lixo bonito é lixo separado e lixo feio é lixo misturado”!

As crianças conheceram mais detalhes sobre processo de coleta de lixo da nossa cidade e a importância do recolhimento seletivo, que constitui em separar o lixo em grupos distintos, como papel, plástico, vidro e principalmente a separação do lixo orgânico. Sem a separação inicial do lixo, que é feita em casa, não é possível fazer reciclagem, pois nas usinas de tratamento os resíduos devem chegar o mais separados possível. No fim, mais uma vez entendemos que a preservação do meio ambiente começa com pequenas atitudes diárias mas que fazem toda a diferença e, de fato, a transformação começa, primeiro e sempre, dentro de cada um de nós.

IMG_7178 IMG_7447 IMG_7419  IMG_7392 IMG_7232 IMG_7220 IMG_7194

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*